Notícias

IT Forum X: tudo o que você precisa saber sobre inteligência artificial

A Inteligência Artificial (AI) começou a ser desenvolvida em 1950, mas nos últimos anos essa tecnologia vem se tornando um trending topic, por conta de iniciativas e estudos de grandes empresas como IBM, Microsoft e Zendesk. Hoje, 72% das empresas no mundo usam Inteligência Artificial, segundo estudo do SAS feito em parceria com a Intel e a Accenture.

Apesar de o uso mais comum da AI estar nos chatbots, sua aplicação vai além. Uma delas está na personalização de ofertas. Estudo da PwC comprova essa tese e revela que 40% dos consumidores se sentem confortáveis quando seu perfil de compra é monitorado para receber ofertas personalizadas. O cenário indica que é possível utilizar informações automatizadas a favor das empresas.

AI chegou para resolver muitos desafios, mas traz uma preocupação de automação excessiva de tarefas, acabando com empregos. AI, contudo, é um aditivo dos humanos, concordam especialistas. Como, então, não perder a relação humana? Como lidar com o equilíbrio perfeito para que o atendimento utilize informações de inteligência artificial sem perder o lado humano?

No IT Forum X, Luiz Eduardo Médici, VP de dados e IA da Vivo, Paula Gertrudes, fundadora da Cara de Conteúdo, e Mauro Segura, CMO da IBM Brasil, vão conversar sobre o assunto no painel “Inteligência artificial fomenta as relações humanizadas” com mediação da Vanessa Mathias, sócia da White Rabbit.

Além do painel, o IT Forum X 2019 contará com a presença de grande nomes referência sobre o tema. Marcelo Câmara, engenheiro e líder das frentes de Inteligência Artificial e Pesquisa no Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco, vai contar os bastidores do famoso case do sistema de inteligência artificial BIA do Bradesco, como foi conceituada, concebida e como leva relevância ao cliente.

A IBM falará sobre como começar a jornada da Inteligência Artificial na empresa e como aplicar e escalar AI na companhia, desde os seus fundamentos e utilizações básicas até as usabilidades mais comuns do IBM Watson.

O evento também receberá João Paulo Paixão, chefe do escritório internacional da Dubai Chamber of Commerce & Industry no Brasil, para falar de Inteligência Artificial como centro da estratégia de desenvolvimento de uma nação. Em 2017, os Emirados Árabes Unidos (EAU) se tornaram o primeiro, e até agora único, país do mundo a ter um Ministério de Inteligência Artificial, trazendo o tema para o centro da estratégia de desenvolvimento do país.

É comum que tecnologias de ponta normalmente só estejam disponíveis para quem tem mais recurso, exceto quando falamos sobre Inteligência Artificial. Ela já está entre nós.

 

Recent Posts

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

10 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

1 dia ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 dia ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

1 dia ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

1 dia ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

1 dia ago