IT Forum X: tudo o que você precisa saber sobre inteligência artificial

Assunto será discutido no evento, que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo

Author Photo
12:00 pm - 16 de julho de 2019

A Inteligência Artificial (AI) começou a ser desenvolvida em 1950, mas nos últimos anos essa tecnologia vem se tornando um trending topic, por conta de iniciativas e estudos de grandes empresas como IBM, Microsoft e Zendesk. Hoje, 72% das empresas no mundo usam Inteligência Artificial, segundo estudo do SAS feito em parceria com a Intel e a Accenture.

Apesar de o uso mais comum da AI estar nos chatbots, sua aplicação vai além. Uma delas está na personalização de ofertas. Estudo da PwC comprova essa tese e revela que 40% dos consumidores se sentem confortáveis quando seu perfil de compra é monitorado para receber ofertas personalizadas. O cenário indica que é possível utilizar informações automatizadas a favor das empresas.

AI chegou para resolver muitos desafios, mas traz uma preocupação de automação excessiva de tarefas, acabando com empregos. AI, contudo, é um aditivo dos humanos, concordam especialistas. Como, então, não perder a relação humana? Como lidar com o equilíbrio perfeito para que o atendimento utilize informações de inteligência artificial sem perder o lado humano?

No IT Forum X, Luiz Eduardo Médici, VP de dados e IA da Vivo, Paula Gertrudes, fundadora da Cara de Conteúdo, e Mauro Segura, CMO da IBM Brasil, vão conversar sobre o assunto no painel “Inteligência artificial fomenta as relações humanizadas” com mediação da Vanessa Mathias, sócia da White Rabbit.

Além do painel, o IT Forum X 2019 contará com a presença de grande nomes referência sobre o tema. Marcelo Câmara, engenheiro e líder das frentes de Inteligência Artificial e Pesquisa no Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco, vai contar os bastidores do famoso case do sistema de inteligência artificial BIA do Bradesco, como foi conceituada, concebida e como leva relevância ao cliente.

A IBM falará sobre como começar a jornada da Inteligência Artificial na empresa e como aplicar e escalar AI na companhia, desde os seus fundamentos e utilizações básicas até as usabilidades mais comuns do IBM Watson.

O evento também receberá João Paulo Paixão, chefe do escritório internacional da Dubai Chamber of Commerce & Industry no Brasil, para falar de Inteligência Artificial como centro da estratégia de desenvolvimento de uma nação. Em 2017, os Emirados Árabes Unidos (EAU) se tornaram o primeiro, e até agora único, país do mundo a ter um Ministério de Inteligência Artificial, trazendo o tema para o centro da estratégia de desenvolvimento do país.

É comum que tecnologias de ponta normalmente só estejam disponíveis para quem tem mais recurso, exceto quando falamos sobre Inteligência Artificial. Ela já está entre nós.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.