IT Forum: NTT Data e Via debatem importância de uma estratégia de nuvem

Em painel sobre transformação em nuvem organizado pela NTT Data, executivos abordaram importância de projetos escaláveis e discutiram multi cloud

Author Photo
7:25 pm - 26 de novembro de 2021
Édson Tavares, CTO da Via, durante debate no IT Forum Grande Encontro Édson Tavares, CTO da Via, durante debate no IT Forum Grande Encontro (Foto: YUCA Estúdio Criativo)

“Tecnologia tem que ser negócio, negócio tem que ser tecnologia. Se não for assim, não funciona”, refletiu Édson Tavares, CTO da Via, durante sua fala no debate Cloud Transformation, apresentado na última quarta-feira (24), durante o evento híbrido IT Forum Grande Encontro, realizado pela IT Mídia.

Organizada pela NTT Data, a plenária trouxe uma discussão sobre o crescente papel da nuvem em projetos de transformação de negócios, incluindo algumas das disciplinas fundamentais para o sucesso de organizações na jornada de digitalização.

“É impossível no mundo de hoje você não ter ao menos uma parte do seu negócio baseada em cloud, por questão de escalabilidade, por questão de segurança, de facilidade de desenvolvimento”, avaliou Tavares. “A gente deixa de se preocupar com muita coisa base e passa a se preocupar mais com o negócio”.

Durante sua fala, Tavares compartilhou parte da jornada pela qual a Via passa, tendo reorganizado sua estrutura de negócios para dar conta do crescimento das vendas digitais. Por conta das estratégias de modernização da plataforma de vendas da empresa de varejos, hoje as vendas digitais são 65% do total da companhia.

Leia também: IT Forum: ERPs de última geração são solução para implementar DevOps

O processo de digitalização, que foi acelerado do dia para a noite por conta da pandemia da Covid-19, incluiu a migração de 20 mil vendedores para uma operação online – incluindo venda via WhatsApp. O processo incluiu uma pesada adoção de nuvem.

Outra aplicação de cloud importante para a empresa, contou o executivo, é em seus projetos de interpretação de comportamento de consumidores. Tavares avaliou o projeto como um volume de dados “gigantesco” e que foi otimizado com nuvem para garantir uma redução de custos para a companhia.

“A gente consegue fazer um movimento muito grande de dados, jogar um volume pesado dentro desse processo de cálculo”, explicou. “A gente consome isso durante dois dias, depois desliga esse equipamento”.

Ainda em sua exposição, o CTO da Via também abordou a questão da tendência multi-cloud. O diretor de tecnologia da rede varejista disse enxergar valor na tendência, mas também não se opôs à ideia de trabalhar com um único fornecedor. Para ele, o mercado conta hoje com “fornecedores muito sérios” e bons planos de continuidade e evolução de produtos. Uma opção multi-cloud, ele colocou, não deve ser um imperativo. “Dependendo do tipo do negócio, você se abraçar com alguém para um produto ou serviço que você tem, pode não ser a decisão errada.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.