Irani Ventures anuncia parceria com Valetec para expandir aportes em startups
CVC da Irani seguirá investindo em startups de impacto ambiental. Empresas já estudam aportes em empresas fora do Brasil
A gaúcha Irani, do setor de papel e embalagens, anunciou recentemente uma parceria com a Valetec Capital para sua estrutura de Corporate Venture Capital (CVC). O programa de aceleração de startups começou em 2021 e somou R$ 5 milhões investidos. Com a nova parceria, pretende ampliar o fundo e a estratégia de investimento em empresas inovadoras.
Em comunicado, a Irani Ventures – como é chamada a estrutura – diz que seguirá buscando incorporar novas empresas ao portfólio atual com foco em soluções de impacto ambiental, especialmente embalagens sustentáveis e economia circular. “Nosso objetivo é tornar a Irani uma das empresas mais inovadoras do setor no Brasil, e isso envolve, entre outros fatores, ter um CVC forte e qualificado”, pondera Andrea Quintana, gerente de marketing e inovação da Irani.
Entre as empresas investidas pela Irani estão Trashin (que faz gestão de resíduos), Growpack (que fabrica embalagens biodegradáveis a partir de resíduos agrícolas), Vertown (plataforma que rastreia resíduos gerados por empresas) e Mush (desenvolve produtos à base de micélio, filamentos de fungos).
Leia ainda: Para 71% dos funcionários, IA melhorou satisfação com o trabalho
Peter Seiffer, CEO e fundador da Valetec, diz no mesmo comunicado que as primeiras ações da gestora com a Irani incluem o aprofundamento da análise das startups já investidas, inclusive na criação de sinergias com a Irani. “Vamos desenvolver e executar um plano de sinergia que gere valor estratégico para ambas as partes. Com isso definido, começaremos a fazer novos investimentos”, diz.
A Valetec nasceu em 2006 e opera cerca de R$ 1 bilhão de ativos sob gestão, segundo ela própria. Segundo Andrea Quintana, a gestora deve fortalecer o CVC da Irani por conta de sua experiência e conhecimento do ecossistema.
A parceria também estuda a possibilidade de fazer aportes em empresas no exterior.
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul e emprega mais de 2.300 pessoas. Conta com unidades produtivas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC),
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!