iPhone supera 4G da Huawei e Samsung no Brasil, mas perde mercado

No mercado global, a Apple perde uma posição e não está mais no top 3 de fabricantes que mais enviaram smartphones no segundo trimestre.

Author Photo
10:59 am - 08 de agosto de 2019

Brasileiros que usam iPhone tem melhor experiência de uso com redes 4G do que os que usam smartphones da Samsung e Huawei. Isso é o que aponta o mais recente estudo da OpenSignal, divulgado nesta semana.

Analisando a experiência de usuário com dispositivos de marcas diferentes, o “ranking” brasileiro fica da seguinte maneira: Apple em primeiro (21 Mbps), Huawei em segundo (19 Mbps) e Samsung em terceiro (15 Mbps).

No balanço brasileiro, usuários da Apple experienciaram velocidades até 2.3 Mbps mais rápidas do que na Huawei. Em contrapartida, usuários da Huawei experienciaram velocidades até 3.5 Mbps mais rápidas do que na Samsung.

opensignal 1

O relatório estima que os resultados da Apple em países como Brasil têm relação com a popularidade da marca, valor de produtos e planos contratados. Segundo pesquisa do Deutsche Bank Research, nós temos o iPhone mais caro do mundo.

O estudo da OpenSignal analisou mais de 23 milhões de celulares LTE (23.352.908). Os dados são de 1º de abril a 30 de junho e foram coletadas e analisadas cerca de 117 bilhões de medições em todo o mundo.

Em 40 países analisados, usuários da Samsung tiveram velocidades mais altas de download em 35% deles, se comparados com Apple (17.5%) e Huawei (17.5%).

Média por categoria

Divididos e analisados em três grupos (baixo, médio e alto nível), cada fabricante lidera em uma faixa diferente.

open signal 2

Smartphones de baixo nível – Huawei em primeiro (12,1 Mbps), Samsung em segundo (9,7 Mbps) e Apple em terceiro (8,9 Mbps). Alguns dos exemplos de aparelhos analisados são: Samsung A2 Core, J4 Core; Huawei Nova 2, iPhone SE e 6.

Smartphones de nível médio – Apple em primeiro (16,5 Mbps), Huawei em segundo (16,3 Mbps) e Samsung em terceiro (14,4 Mbps). Alguns exemplos são modelos como o Galaxy A80, M40; Huawei P30 Lite e Y6; iPhone XR, 8, 7 e 6s.

Smartphones de alto nível – Samsung em primeiro (26,6 Mbps), Apple em segundo (25,1 Mbps) e Huawei em terceiro (24,4 Mbps). Alguns exemplos são o Galaxy S8, S9, S10, Note 9; Huaweo P30 Pro, Mate 20; iPhone XS.

Nesta última categoria, Samsung e Huawei se destacam por apostar há mais tempo em modems de classe “gigabit”. Ambas já usam há algumas gerações modelos LTE Cat 16 (ou superior), enquanto apenas o iPhone XS adota tal capacidade. Inclusive o iPhone XR traz um modem Cat 12.

Como as três estão no mundo?

O mercado de smartphones (globalmente) vem passando por grandes e boas mudanças. Segundo análise da IHS Markit, divulgada no início de agosto e referente ao segundo trimestre de 2019, a Apple caiu uma posição.

Anteriormente, o mercado estava dividido entre Samsung, Huawei e Apple. Agora, o ranking ficou da seguinte maneira:

  • Samsung em primeiro: 75.1 milhões de smartphones enviados, aumento de 6% ano-a-ano e 23% do mercado global;
  • Huawei em segundo: 58.7 milhões de smartphones enviados, aumento de 8% ano-a-ano e 18% do mercado global;
  • Oppo em terceiro: 36.2 milhões de smartphones enviados, aumento de 13% ano-a-ano e 11% do mercado global.

A Apple, por sua vez, enviou 35.3 milhões de smartphones, representando uma queda de 15% na comparação ano-a-ano (com o mesmo período de 2018). Hoje, a empresa tem 11% do mercado global de smartphones.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.