iPaaS: por que conceito é chave para o sucesso da transformação digital?

Plataforma de integração de serviços facilitará a digitalização das empresas nos próximos anos

Author Photo
9:40 am - 11 de março de 2019

Faz praticamente uma década que o termo cloud computing faz parte da rotina das empresas e dos profissionais em todo o mundo. Nesse período, a computação em nuvem permitiu o surgimento de novas aplicações de software. Ela transformou a forma como as empresas contratam e utilizam softwares, de modo que se tornou comum uma mesma empresa utilizar 5…7…10…15 sistemas diferentes para gerenciar processos na organização, sendo o grande desafio garantir que todos estes sistemas funcionem de forma adequada para não comprometer a produtividade. É neste ponto que entra o conceito de Plataformas de Integração como Serviço (iPaaS, na sigla em inglês).

É uma solução que realmente está em alta e possui espaço para se consolidar ainda mais. Pesquisa realizada pela consultoria Data Bridge Market Research mostra que o mercado global de iPaaS movimentou praticamente US$ 500 milhões em 2017 (último ano observado pelo levantamento).

Contudo, a expectativa é de atingir mais de US$ 1,5 bilhão até 2025, com crescimento médio anual de 41,7% no período. É um desempenho impressionante e que coloca esta sigla como uma das principais tendências digitais para os próximos anos.

Como o próprio nome indica, as plataformas de integração como serviço são soluções criadas para garantir que os diferentes sistemas que atuam dentro de uma empresa, como os de gestão, marketing, vendas e finanças, possam “conversar” entre si e interagir de forma que não comprometam a produtividade e o trabalho de todos os departamentos. Neste caso, a diferença é que ela própria também opera na nuvem, garantindo que tudo seja feito no ambiente virtual.

É um serviço essencial porque garante justamente a matéria-prima para o desenvolvimento de qualquer negócio atualmente: a coleta e distribuição precisa de dados que, posteriormente, ajudarão na tomada de decisões.

Hoje, o desafio não é conseguir encontrar informações de seu público-alvo, mas garantir que elas estejam em sintonia e possam, realmente, oferecer insights para as corporações. É preciso que as aplicações e sistemas rompam o isolamento e possam trabalhar de forma integrada, permitindo análises e relatórios realmente ricos e eficientes às empresas.

Com o iPaaS, a digitalização deixa de ser um objetivo e passa a ser realidade, permitindo que as companhias consigam reduzir custos, ganhem velocidade na tomada de decisão, e principalmente, escalem o negócio de forma sustentável. Os profissionais não precisam perder mais tempo com os processos de cadastro e atualização de dados em diferentes sistemas e plataformas. Com a tecnologia otimizando essas questões, eles podem focar apenas em suas tarefas core, garantindo uma maior eficiência.

Em um mundo cada vez mais conectado e com a tecnologia avançando todos os anos, a transformação digital é um caminho sem volta para os empreendedores. Ou a empresa se adequa a essa nova realidade e começa a tirar proveito das vantagens oferecidas, ou ficará para trás e perderá espaço em seu segmento. Portanto, investir em iPaaS e garantir que todas as suas aplicações estejam funcionando adequadamente não é uma escolha de luxo, mas sim uma questão estratégica.

*Diogo Lupinari é CEO e cofundador da Wevo

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.