IOS abre 2.400 vagas para cursos gratuitos em tecnologia

Vagas oferecem cursos totalmente gratuitos em tecnologia e administração

Author Photo
11:12 am - 16 de janeiro de 2020
Accenture prepara formação técnica para jovens da rede pública de ensino

Para quem pretende iniciar o ano aprendendo algo novo, o Instituto da Oportunidade Social (IOS) abriu 2.400 vagas para cursos gratuitos de formação profissional com foco em jovens e pessoas com deficiência.

O IOS informa que as inscrições vão de 13 de janeiro a 27 de fevereiro, presencialmente, na sede de Santana. As demais unidades terão inscrições abertas em 3 de fevereiro e os cursos não têm custo. Uniformes e materiais didáticos também não são cobrados.

Nove cursos no total, com duração de cinco meses, estão disponíveis para alunos entre 15 e 24 anos:

  • Administração: Gestão Empresarial (ERP-TOTVS); Atendimento ao Cliente (Zendesk); Gestão de Projetos; Folha de pagamento (RM Labore) e Varejo (Bemacash)
  • Tecnologia: Programação; Infraestrutura; Microsoft Digital e Análise de Dados com PowerBI

Os cursos incluem, entre outros, aulas práticas com softwares, conceitos de educação digital, português e matemática, empregabilidade, cidadania e comportamento (soft skills).

Na grade curricular, eles incluem práticas sobre vivência corporativa. Esta etapa permite aos alunos aprender como elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio e fazer briefing de produtos.

Também são oferecidos para moradores da cidade de São Paulo cursos rápidos com duração de dois meses. Em parceria com a Fundação Paulistana, estes são de Introdução a Programação Web; Montagem e manutenção de computadores e Atendimento ao Cliente. Os cursos rápidos são oferecidos para jovens entre 14 e 29 anos.

Mais oportunidades

A instituição destaca também o Programa IOS de Oportunidades. Ele busca vagas de emprego entre empresas parceiras e vagas para formação universitária,

“A formação técnica profissional é o caminho mais rápido para dar aos jovens a oportunidade de seguir em uma carreira”, afirma Alecsandra Neri de Almeira, gestora operacional do IOS.

“Formamos talentos e buscamos a colocação dos jovens no primeiro emprego na área com a agilidade e a qualidade que o mercado demanda, principalmente na área de TI”, destaca Almeida.

No total, são 1.300 vagas para as unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville (Santa Catarina). Outras 1.100 vagas são oferecidas para cursos rápidos, disponíveis para os bairros de Santana e Santo Amaro; para estas, é preciso comprovar residência no município de São Paulo.

Endereços de unidades e mais detalhes sobre os cursos podem ser encontrados no site oficial do IOS.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.