Investimentos em SI de pequenas empresas avançaram 10% em 2014

Author Photo
11:57 am - 20 de março de 2015
Investimentos em SI de pequenas empresas avançaram 10% em 2014

Os gastos globais das pequenas empresas com segurança de conteúdo avançaram 10% em 2014, atingindo a cifra de US$ 2,6 bilhões, segundo aponta um levantamento divulgado pela Canalys. O valor representa 28% do mercado total de segurança de conteúdo corporativo.

A consultoria avalia que esse crescimento reflete um avanço geral dos orçamentos destinados para segurança da informação. Observando apenas as companhias de pequeno porte, a Canalys explica que os proprietários dessas empresas passaram a dar um peso maior para segurança da informação depois de descobrirem ameaças em suas redes.

Malware, phishing e spyware seguem como principais formas de ataque, ainda que ataques do tipo DNS tenham se popularizado. Em comunicado, a analista de pesquisa Karissa Chua, avaliou que, cada vez mais, os provedores têm tentado desenvolver ofertas mais facilmente assimiladas e implantadas por empresas de pequeno porte para, assim, ampliarem as vendas nessa fatia de mercado.

Até por conta de orçamento mais reduzido e por nem sempre contarem com grandes estruturas de TI, soluções no modelo software como serviço (SaaS, da sigla em inglês), têm ganhado destaque. No fatiamento desse mercado entre os principais fabricantes de soluções de segurança, a Trend Micro desponta na liderança com 16% de participação de mercado, seguida por Symantec (14%), Intel Security (14%) e Kaspersky (4%). É importante observado, no entanto, que mais de 50% desse mercado está distribuído entre diversos outros fabricantes, como Websense e Sophos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.