Investimento em TI por PMEs deverá atingir US$ 668 bilhões em 2020

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9:35 am - 29 de novembro de 2016
Investimento em TI por PMEs deverá atingir US$ 668 bilhões em 2020

A consultoria IDC prevê que pequenas e médias empresas (PMEs) – com menos de 1 mil funcionários – gastarão US$ 564 bilhões em hardware, software e serviços de TI, incluindo serviços empresariais, em 2016. Espera-se que esse montante aumente a uma taxa anual composta de crescimento (CAGR, na sigla em inglês) de 4,2%, chegando a US$ 668 bilhões em 2020.

Na avaliação de Chris Chute, vice-presidente de Customer Insights e Analysis da IDC, a terceira plataforma causou forte disrupção no mercado, especialmente para os pequenos e médios negócios. Por isso, espera-se que nos próximos três anos o impacto seja ainda mais positivo, fechando o hiato competitivo dessas companhias com as grandes.

Pelas contas da IDC, as PMEs vão investir montantes semelhantes em hardware, software e serviços de TI ao longo da previsão 2015-2020, com essas três categorias representando mais de 85% do total mundial. Enquanto as compras de hardware representam atualmente a maior parcela desse investimento, seu crescimento será mais lento. O software, por sua vez, será responsável pela maior fatia.

Mais de metade de todas as compras de software em 2016 irá para aplicações, lideradas por enterprise resource management (ERM), customer relationship management (CRM) e aplicativos de conteúdo. Os gastos em hardware serão liderados pelas compras de equipamentos de telecomunicações, computadores pessoais e periféricos, que representarão quase três quartos de todas as compras de hardware em 2016. Mais de 40% dos gastos com serviços para PMEs irão para terceirização.

Geograficamente, os Estados Unidos representam o maior mercado com os gastos em TI entre as pequenas e médias, atingindo US$ 168,7 bilhões em 2016. A Europa Ocidental e a Ásia/Pacífico (excluindo o Japão) são a segunda e terceira maiores regiões para os gastos em TI das PMEs, com a Ásia/Pacífico crescendo mais rapidamente do que o mercado global. As regiões com a expansão mais rápida ao longo da previsão de cinco anos são a América Latina, Oriente Médio e África e os Estados Unidos.

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