Investimento em soluções SASE é tendência na área de segurança

Pesquisa feita pelo CIO.com revela que trabalho híbrido é um dos impulsionadores

Author Photo
9:30 am - 05 de julho de 2022

A Masergy e a Fortinet divulgaram os resultados da pesquisa “Tendências de mercado em Secure Access Service Edge (SASE) 2022”, realizada pelo CIO.com. O documento revela que a aceleração de investimentos em soluções SASE é uma tendência, com benefícios reconhecidos principalmente em conectividade de trabalho remoto e desempenho de segurança.

“A esmagadora maioria dos entrevistados (98%) acredita que a convergência de rede e segurança é crítica ou muito importante”, disse Franz Chavez, vice-presidente de Engenharia de Soluções da Masergy, agora parte da Comcast Business. “Sabemos que construir inteligência entre disciplinas é essencial em um mundo onde o trabalho não é mais definido por local. As equipes de rede e segurança exigem novas maneiras de trabalhar em conjunto em todos os domínios e recursos com visibilidade compartilhada para gerar informações acionáveis. É aí que o SASE está ganhando força.”

O trabalho híbrido também é um desafio para a segurança. Para 94% dos entrevistados, a adoção de soluções SASE acelerou devido à necessidade de tornar os serviços digitais e/ou trabalho remoto/híbrido sustentável em longo prazo.

“Acima de tudo, as organizações que escolhem soluções baseadas em princípios convergentes de rede e segurança serão as mais bem-sucedidas em garantir segurança e conectividade ideais entre data centers, filiais, bordas e uma força de trabalho remota”, comentou Jonathan Nguyen-Duy, vice-presidente, Field CISO global da Fortinet.

Os quatro principais desafios que impulsionam o interesse nas soluções SASE são:

  • Segurança na nuvem, incluindo visibilidade e controle em ambientes de nuvem (52%);
  • Inovação, incluindo migração de aplicações em nuvem e inteligência artificial (44%);
  • Estratégia de segurança, incluindo implementação de Zero Trust (41%);
  • Segurança de rede, incluindo a remoção de barreiras de conectividade sem comprometer a segurança (36%)

Além disso, ao selecionar soluções SASE, os entrevistados priorizam:

  • SD-WAN: A rede de longa distância definida por software (SD-WAN) tornou-se o recurso mais importante, com o Cloud Access Security Broker (CASB) em segundo lugar e o Firewall como serviço (FWaaS) em terceiro lugar.
  • Segurança de rede, nuvem e endpoint: para recursos de valor agregado, os entrevistados escolhem: segurança de rede (91%); flexibilidade para implementar segurança na nuvem ou on-premises (91%); e proteções de segurança de endpoint (91%).
  • Plataforma unificada: 95% desejam um sistema operacional comum para sua solução SASE
  • Inteligência Artificial (IA): 91% consideram muito importante que sua solução SASE inclua ferramentas e funções de IA
  • Consolidação de fornecedores: 87% preferem soluções feitas por três ou menos fornecedores
  • Serviços gerenciados: Quase todos os entrevistados indicam a necessidade de ajuda com a solução SASE, incluindo seis em cada dez (63%) usando um provedor de serviços gerenciados para implementação e ainda mais (75%) contando com provedores para o gerenciamento contínuo do SASE.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.