Internet das Coisas começa a tomar forma

Author Photo
9:46 am - 06 de junho de 2014
Internet das Coisas começa a tomar forma
O conceito de Internet das Coisas (IoT) vem ganhando forma à medida que parcerias entre empresas e provedores de tecnologia evoluem para propiciar a construção de um ambiente onde dados são captados em tempo real, através de sensores para prover mais eficiência nas operações. Este mercado está só no começo e deve alcançar US$ 8,9 trilhões em 2020, de acordo com a IDC.

Isso fica evidente no projeto que a provedora de tecnologia SK Solutions desenvolve com a SAP para a aplicação de internet das coisas em construções civis. Na prática, os sistemas desenvolvidos permitem o monitoramento em tempo real de obras com objetivo de evitar colisões entre gruas (assista ao vídeo demonstrativo, em inglês).

A plataforma consegue capturar e analisar os dados emitidos pelos sensores localizados nesses guindastes, permitindo alcançar maior eficiência e realizar análise preditiva sobre a probabilidade de colisão, a partir do suporte das soluções de database, Hana e Hana em nuvem da SAP.

Durante debate sobre Internet das Coisas no Sapphire 2014, que ocorre esta semana em Orlando*, a SK Solutions realizou uma demonstração ao vivo, via internet, em gruas localizadas em uma construção em Dubai. Em obras como esta, chegam a trabalhar aproximadamente cinco mil pessoas, onde operam simultaneamente cerca de oito gruas. 

Segundo o CEO Severein Kezeu, a aplicação de tecnologias de Internet das Coisas permite a redução de até 32% no custo de um grande empreendimento, como os de Dubai, em que o custo de uma edificação chega a 1 bilhão de dólares. Além disso, o executivo revelou que a empresa deve abrir um escritório no Brasil, onde está em negociação com clientes como Odebrecht. 

Vestíveis

Durante o evento, a Bosch também apresentou seu projeto com a SAP que envolve o uso de smartglasses Android por funcionários de seu armazém localizado na Alemanha. Com mais de 150 instalações SAP, a empresa mantinha muitos processos que envolviam a impressão e escaneamento de ordens de trabalho e enxergou nos óculos inteligentes a possibilidade de eliminar essas etapas através da realidade aumentada (assista ao vídeo com a operação)

A partir da adição de sensores de RFIDem produtos, um operador consegue acessar uma ordem de trabalho por meio dos óculos inteligentes e realizar etapas no armazenamento sem a necessidade de confirmar etapas, que serão gerenciadas automaticamente pelos sensores. O projeto ainda está em seu início, mas já consegue demonstrar diversos resultados em termos de eficiência e produtividade, destacou o diretor do programa de mobilidade da Bosch. 

Sabesp aposta em IoT

A Sabesp também está investindo em tecnologias de IoT para gerenciar o nível de armazenamento de seus reservatórios. O projeto fechado com a empresa alemã IFM Consulting, segundo revelou a diretora de engenharia elétrica da companhia Myriam Jahn durante o Sapphire. 

O projeto envolve o uso da tecnologia da IFM, que consiste em sensores capazes de medir a vibração das bombas hidráulicas instaladas nos reservatórios, e o processamento de dados capturados por meio da solução de computação em memória Hana, da SAP. 
* A jornalista viajou a Orlando a Convite da SAP

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.