Notícias

Interação humana é destaque na atuação da Rappi

A Rappi é hoje uma das maiores startups do continente sul-americano. Atualmente, atua na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, com planos de expansão para a região inteira. No Brasil, a empresa colombiana apresenta crescimento mensal de 30% – cifra que torna o País o mercado mais importante.

Em entrevista à Computerworld Brasil, Sebastian Mejia, cofundador da empresa, falou sobre a história da companhia, sua proposta de valor e como a startup está contribuindo para o crescimento do empreendedorismo digital na região latino-americana.

“O principal diferencial da Rappi é escutar detalhadamente as demandas dos clientes”

Pode parecer uma estratégia obvia, mas segundo Mejia para se adaptar às necessidades do consumidor, é essencial ouvi-lo. A missão da Rappi é ser a maior loja virtual da região, facilitando a vida dos habitantes das grandes cidades onde funciona. Por isso, tem entrado em outros segmentos como varejo, financeiro, mobilidade etc.

Para a marca, a prioridade é suprir as demandas dos seus clientes, inovando cada vez mais nos produtos e serviços que podem ser encontrados por lá. “Queremos ser parte da rotina dos nossos usuários, melhorando sua qualidade de vida. Para atingir esse objetivo, estabelecemos parcerias estratégicas que ajudam a cumprir nossa missão”, sentenciou.

O app conta com produtos e serviços de restaurantes, supermercados, farmácias etc. Além disso, fechou parcerias com outras iniciativas associadas à beleza, pagamento e mobilidade, abraçando novas verticais de negócios. Exemplos no Brasil incluem alianças com Singu, Ride,Petz, Grin e MAC.

A Rappi nasceu em 2015, quando Sebastian trabalhava em outro projeto voltado para e-commerce com Simon Borrero e Felipe Villamarin. Os empreendedores perceberam as barreiras que apresentava o processo de compras on-line, especialmente na parte de entrega e pagamento. Com essas descobertas, focaram na criação de um aplicativo que conseguisse entregar as compras em menos tempo e que qualquer pessoa pudesse usar. A Rappi, portanto, visa abraçar todas as faixas etárias, desde Millenials até a terceira idade.

Para atingir essa missão, a atuação dos entregadores é essencial, indica o executivo, já que sem eles, a Rappi perderia uma das suas maiores qualidades: a interação humana. Na visão de Mejia, esse processo faz parte do DNA da empresa e não pode ser trocado por nenhuma tecnologia.

Próximo hub do empreendedorismo digital

Em 2018, a Rappi tornou-se o mais novo unicórnio da América Latina. Com seu crescimento, a startup está quebrando paradigmas e demostra que é possível empreender na região e ser bem-sucedida. A marca quer chegar aos 500 milhões de habitantes do continente sul-americano, ressaltou Mejia.

Na visão de Mejia, a região latino-americana tem potencial para concorrer com grandes mercados do empreendedorismo digital como Vale do Silício, nos Estados Unidos. Porém, é necessário fortalecer a cultura do empreendedorismo, especialmente voltado para TI e iniciativas digitais. A equipe de tecnologia da Rappi é 100% latina, demostrando que o talento da região tem potencial para ser tão competitiva em temas de inovação quanto a China e outras grandes geografias.

Hoje, todos os esforços de crescimento estão focados no fortalecimento local, naturalmente sem deixar de lado o cenário global, adotando elementos que possam ser adaptados ao mercado latino. Para Mejia, o sucesso do app é só o começo de uma nova onda na economia regional. “A América Latina pode ser o próximo hub do empreendedorismo digital”, finaliza.

Recent Posts

Prioridades dos CIOs impulsionam inovações na Nutanix

Levantamento recente do Gartner indica que cinco áreas estão entre os principais focos dos CIOs…

13 minutos ago

Voke e Scala divulgam relatórios de sustentabilidade

A especialista em locação de hardware Voke e a provedora de data centers Scala anunciaram,…

40 minutos ago

IA aumentou carga de trabalho de equipes de TI, indica estudo

Mais de oito a cada 10 (82%) das equipes de TI brasileiras estão buscando formas…

1 hora ago

Google anuncia expansão bilionária de centro de dados na Finlândia

A empresa-mãe do Google, Alphabet, revelou planos para expandir significativamente seu principal centro de dados…

17 horas ago

Diego Barreto assume como novo CEO do iFood

Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…

17 horas ago

Com “fábricas de IA”, Dell quer acelerar projetos de inteligência artificial de clientes

Acelerar projetos de inteligência artificial (IA) dos clientes através de uma oferta que combina computação,…

17 horas ago