Inteligência artificial será amplamente adotada em 2020?

Na visão da IBM, próximos meses serão de aceleração da implementação de projetos na área

Author Photo
8:43 pm - 08 de janeiro de 2020

Ouvimos muito sobre Inteligência Artificial (AI), mas como e quando a AI será amplamente adotada nos negócios ainda continua sendo a grande questão. De acordo com nova pesquisa global da IBM sobre a adoção da AI, “Dos obstáculos à escala: a disparada global à IA” (From Roadblock to Scale: The Global Sprint to AI), a AI está crescendo rapidamente nos negócios, à medida que as barreiras à sua adoção vão diminuindo.

A pesquisa considerou respostas de 4.514 líderes de grandes organizações de diferentes países, não apenas para identificar a implantação global da AI, mas também para determinar o que a está impulsionando. Algumas conclusões foram:

• 3 em cada 4 empresas estão explorando ou implementando a AI: em todos os setores, os líderes empresariais já implantaram a AI (34%) ou estão evoluindo as fases exploratórias com a AI(39%).

• Conhecimento, dados e ferramentas representam os maiores obstáculos: 37% dos entrevistados citaram o conhecimento ou a experiência limitada em AI como um obstáculo para a adoção bem-sucedida de AI em seus negócios, seguido pela crescente complexidade e silos de dados (31%) e a falta de ferramentas para o desenvolvimento de modelos de AI (26 %).

• A confiança é o fator mais crítico para a implementação de AI: globalmente, 78% dos entrevistados em todos os países pesquisados disseram que é ‘muito’ ou ‘criticamente importante’ que eles possam confiar que seus modelos de IA sejam construídos de forma justa, segura e confiável.

Se três em cada quatro empresas já entraram no jogo da Inteligência Artificial, 2020 será o ano em que a adoção da AI decolará e mudará o cenário dos negócios globais, aposta a empresa.

Segundo a IBM, podemos esperar que 2020 seja o ano em que a IA toque todas as partes dos negócios e, por sua vez, todas as partes de nossa vida diária olhando alguns exemplos recentes de como a IBM ajudou a USTA a transformar a experiência dos fãs de tênis no US Open com IA; como contribuiu para construir o primeiro companheiro de astronautas com IA do mundo; ou fornecendo insights profundos com IA para ajudar a Elaw, empresa especializada no desenvolvimento de soluções corporativas para gestão jurídica, a tomar decisões mais bem informadas, com uma solução de análise de contratos que fez com que o prazo de SLA (Service Level Agreement, obrigatório em prestação de serviços de TI) caísse de dez dias para menos de dois minutos por meio da inteligência artificial.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.