Inteligência Artificial é aliada na solução de problemas decorrentes de desastres naturais

Author Photo
4:32 pm - 19 de dezembro de 2014
Inteligência Artificial é aliada na solução de problemas decorrentes de desastres naturais
Inteligência Artificial torna-se aliada na solução de problemas decorrentes de desastres naturais 
Com as tempestades de verão se aproximando, a população e as empresas prestadoras de serviços públicos entram em estado de alerta. As fortes chuvas, comuns nessa época, provocam inúmeros transtornos, desde enchentes que destroem bairros e cidades e alteram consideravelmente o trânsito, a interrupções no fornecimento de serviços cruciais como água e energia elétrica. 

As frequentes quedas de energia após uma tempestade de verão provocam efeitos cascata e contribuem para a sensação de caos na população em geral.  Mas esse caos pode ser minimizado com organização, planejamento e preparo com antecedência. 

A chegada iminente de uma grande tempestade de verão não é só um pesadelo para a população, mas também para os fornecedores de energia elétrica, companhias de gás e água, polícia, serviços de saúde e qualquer outra organização da qual a comunidade dependa. 

Uma interrupção no fornecimento de energia, por exemplo, é formada por pequenos incidentes isolados, que rapidamente saem do controle, e podem comprometer toda a operação da empresa. Para uma empresa de serviço público, o ‘sair do controle’ pode ser minimizado por meio de rápidos reparos básicos que garantem o restabelecimento do serviço ao maior número possível de pessoas na região afetada.  

Para que isso aconteça, é necessário garantir que as equipes em campo, com os profissionais, ferramentas e habilidades certas estejam prontamente disponíveis e, ainda mais importante do que isso, que possam chegar ao destino rapidamente. Mas como é possível otimizar esses serviços em uma situação de emergência?

Esse não é um trabalho simples porque seres humanos tendem a ficar sobrecarregados com grande aumento de chamados recebidos durante períodos de emergências e como consequência não conseguem priorizar, maneira eficiente, o que deve ser feito. A alternativa é uma solução robusta de gestão e otimização automatizada da força de trabalho em campo, capaz de realizar uma triagem baseada nas necessidades e prioridades específicas de cada situação. 

O ideal é uma ferramenta que possibilite que os gestores das empresas organizem de maneira eficiente as tarefas de emergência, seguindo os parâmetros da própria instituição ou das agências reguladoras e selecionando o que deve ser priorizado, baseando-se em regras claras e pré-definidas. A decisão final do que deve ser feito e quando é sempre dos gestores, o software é programado para seguir eficientemente um direcionamento pré-programado, simplificando e auxiliando na priorização das tarefas a serem realizadas.

Depois da triagem inicial, um sistema de inteligência artificial ajuda a identificar e ordenar os serviços que serão realizados e os profissionais que precisam ser escalados avaliando suas habilidades e determinando sua localização relativa à emergência. Dessa forma, é possível priorizar os chamados, enviar as pessoas certas e mais próximas do local e resolver o problema o mais rápido possível. 

Alexsandro Labbate é gerente de Marketing da ClickSoftware para a América Latina

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.