Inteligência Artificial será a área mais importante da tecnologia em 2024, diz IEEE

Pesquisa global com CIOs e CTOs também coloca Realidade Estendida (XR), computação na nuvem, 5G e veículos elétricos entre as mais importantes

Author Photo
11:30 am - 01 de novembro de 2023
Inteligência Artificial responsável patentes Imagem: Shutterstock

Pesquisa global do IEEE, organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, realizada entre CIOs, CTOs e líderes de tecnologia, apontou a Inteligência Artificial como a tecnologia mais importante em 2024, para 65% dos entrevistados. Para eles, a tecnologia, o que inclui a IA preditiva e generativa, machine learning (ML) e processamento de linguagem natural (NLP), será aplicada de diversas maneiras, através da economia global. O estudo ouviu 359 líderes de TI dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil.

As aplicações e algoritmos de IA que conseguem otimizar dados, realizar tarefas complexas e tomar decisões com a precisão humana serão aplicadas de diversas maneiras, aponta a pesquisa. Das principais aplicações potenciais da IA no próximo ano, os líderes em tecnologia pesquisados destacam a identificação e prevenção de vulnerabilidades de cibersegurança em tempo real e prevenção de ataques (54%); o aumento da eficiência na cadeia de suprimentos e na automação de armazéns (42%); auxílio e aceleração de desenvolvimento de software e automatização do atendimento ao cliente (38%); seleção, recrutamento e contratação de candidatos (34%); mapeamento de doenças e descoberta de novas medicamentos (32%) e automatização e estabilização de fontes de energia de serviços públicos (31%).

Leia mais: Biden emite Ordem Executiva para regular IA nos EUA

O estudo também buscou entender como os líderes de tecnologia veem o avanço da IA afetará os empregos em 2024. Para 41% dos entrevistados, entre 26-50% dos empregos devem aumentar devido ao software baseado IA.

Além da IA, os líderes de tecnologia também destacaram outras tecnologias que impactarão o setor e a economia no ano que vem, como Realidade estendida (XR); computação em nuvem; 5G e veículos elétricos.

Segundo a pesquisa do IEEE, simulações virtuais usando realidade estendida (XR) e tecnologias digital twin para projetarem, desenvolverem e testarem protótipos e processos de fabricação de forma eficiente e segura serão importantes em 2024 (63% muito importante, 29% de certa forma importantes).

Os respondentes veem maiores benefícios do 5G em áreas como telemedicina, educação, transportes, entretenimento e no apoio das metas de sustentabilidade, ajudando a reduzir a pegada de carbono e eficiência energética.

Quase nove em cada 10 dos tecnólogos globais (88%) concordam que 6G será principalmente um trabalho em evolução em 2024, mas deve se tornar o padrão nos próximos 3-5 anos. Além disso, uma forte maioria (94%) de tecnólogos globais concordam que o desenvolvimento de satélites de comunicação para conectividade móvel irá parear em determinadas regiões rurais e desenvolvidas de forma global em 2024.

Preocupações de cibersegurança continuam na Inteligência Artificial

As preocupações de cibersegurança mais prováveis de estarem no top 3 dos líderes de tecnologia em 2024 continuam as mesmas do ano passado: vulnerabilidade de data centers (43% em 2024 e 2023), vulnerabilidade da nuvem (42% em 2024, uma redução dos 51% em 2023) e questões de segurança relacionadas a força de trabalho móvel e híbrida / empregados usando seus próprios dispositivos (41% em 2024, uma redução dos 46% em 2023). Apesar disto, a pesquisa revela que outras preocupações de cibersegurança devem crescer em 2024, incluindo ataques ransomware (37% em 2024 em relação aos 30% em 2023), ataques de phishing (35% em 2024 e 25% em 2023) e ameaças internas (26% em 2024 e 19% em 2023).

Computação quântica e ESG

A IA generativa pode continuar a dominar o cenário tecnológico, mas outras tecnologias como a quântica podem ter impactos significativos, ainda que menos percebidos. Dos respondentes, 86% concordam que a computação quântica ganhará mais atenção em 2024 pelo poder de computação significativamente maior – um trilhão de vezes mais alto que o dos supercomputadores mais avançados de hoje, assim como sua aplicação para criptografia e segurança pós-quânticas.

Tecnologias que estimulam a sustentabilidade continuarão a ser uma prioridade. Uma grande maioria concorda (92% concordam, incluindo 54% que concordam fortemente) que irão priorizar metas de sustentabilidade em a partir 2024, e quaisquer tecnologias que suas empresas implementem devem contar com eficiência energética e ajudar a reduzir sua pegada de carbono.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.