Intel quer capacitar 30 milhões de estudantes em IA

Programa de formação 'Intel AI For Youth' levará mira jovens de 30 países, com foco no desenvolvimento de capacidades tecnológicas e sociais

Author Photo
8:40 pm - 18 de outubro de 2021
competição de Inteligência Artificial Afro student doing homework in college library, using laptop and listening music

A Intel acaba de lançar o programa “AI For Youth”, que tem como objetivo levar o ensino de inteligência artificial para 30 milhões de estudantes em 30 países, incluindo o Brasil, até 2030. A iniciativa, criada em parceria com governos de todo o mundo, visa democratizar o ensino de inteligência artificial para atender à demanda crescente por profissionais na área.

O projeto, que teve início em 2019 e atende a mais de 15 países, capacita os jovens por meio do desenvolvimento de habilidades em ciência de dados, visão computacional, codificação, e no entendimento da construção de soluções de IA.

“O Intel AI For Youth inclui visão por computador e processamento de linguagem natural, mas também tem foco na solução de problemas, ciência social, pensamento crítico e desenvolvimento de soluções. O uso da IA de forma ética e seu impacto social também é ensinado no programa”, explica o diretor de políticas públicas da Intel Brasil, Emilio Loures.

Leia mais: Startup idwall abre mais de 150 vagas de emprego até o fim do ano

Ao final do curso, a expectativa é que os estudantes dominem capacidades tecnológicas e sociais relacionadas à IA que possam ser aplicadas a questões sociais da vida real. Além disso, o programa visa encorajar iniciativas como a a estudante indiano Rahul Jaikrishna, de apenas 14 anos, que desenvolveu o Cyber Detective, um modelo baseado em IA que detecta cyberbullying com uma precisão de até 80%.

“Programas como esse ajudam a modelar a força de trabalho do futuro e precisam refletir sobre como podem impactar para que a nova geração seja inovadora e criativa, inclusiva e empática ao trabalho em equipes de grande diversidade”, acrescentou Loures.

De acordo com um levantamento do Departamento para o Desenvolvimento Econômico e da Força de Trabalho do MCCCD, o mercado de IA deve crescer globalmente cerca de 20% ao ano até 2024. Essa evolução deve gerar um aumento de 22,4% de vagas voltadas para profissionais de IA até 2029.

No Brasil, déficit de profissionais de TI no país deverá superar a casa dos 408 mil em 2022, segundo pesquisas da Softex. O país é o que mais contrata profissionais de IA no mundo atualmente, conforme o estudo “AI Vibrancy” realizado pela Universidade de Stanford.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.