Notícias

Intel libera patches estáveis do Spectre para Ivy Bridge e Sandy Bridge

A Intel finalmente liberou nesta semana os patches revisados e estáveis contra as falhas Spectre e Meltdown para os chips Ivy Bridge e Sandy Bridge. Com o lançamentos dos códigos atualizados, agora apenas algumas famílias mais antigas de processadores da fabricante ainda precisam receber os patches revisados.

Antes disso, na semana passada, a Intel tinha liberado as soluções para as CPUs Haswell (quarta geração) e Broadwell (quinta geração), seguindo os passos dos lançamentos recentes para os chips Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake.

Segundo um documento de atualização da Intel, os patches para várias famílias de processadores já estão em produção, mais notavelmente a segunda geração (Sandy Bridge) e a terceira geração (Ivy Bridge) da família Core. As soluções também cobrem arquiteturas mais de nicho como Gladden Xeon e Broadwell Xeon.

Esses updates de firmware protegem as máquinas contra a segunda variação da falha de CPU Spectre, que afeta virtualmente todos os processadores modernos. Vale notar que essa é a segunda vez que a Intel publica patches contra o problema, já que a primeira rodada de patches causou alguns problemas inesperados, como reinicializações aleatórias, perdas ocasionais de dados e outras instabilidades de sistema. Após esses bugs, a Intel retirou os patches problemáticos do ar em 22 de janeiro e não foram registradas reclamações de instabilidade sobre essa nova rodada de patches.

Ainda à espera estão os chips Westmere Xeon, baseados na primeira geração da arquitetura Core, assim como os seus antecessores, os chips Nehalem Xeon. A Intel já liberou patches beta para essas CPUs, assim como para alguns chips Arrandale e Clarkdale – essas duas últimas famílias incluem chips mobile e desktop.

O que eu devo fazer?

Se você receber um aviso – seja por e-mail ou por um aplicativo da fabricante do seu PC – sobre uma atualização de firmware ou de BIOS, então aplique o update. Apesar de não terem sido registrados ataques amplos contra as vulnerabilidades, eles podem estar por aí – ou serem criados em breve. Melhor prevenir.

Recent Posts

Minsait: só 10% empresas tem plano estratégico de IA

A inteligência artificial, principalmente a generativa, ganhou tanta atenção do mundo dos negócios que estudos…

15 horas ago

Mais de 2 bilhões de cookies vazados na dark web são do Brasil

O Brasil ocupa o primeiro lugar entre 244 países com mais de 2 bilhões de…

16 horas ago

Redbelt: 3 vulnerabilidades a serem corrigidas na indústria de commodities

A indústria de commodities, sejam agrícolas, animais, minerais, energéticos ou ambientais, virou alvo dos cibercriminosos,…

16 horas ago

Fintech SumUp anuncia captação de € 1,5 bilhão

A fintech britânica SumUp anunciou na terça (7) que captou € 1,5 bilhão (cerca de…

17 horas ago

OpenAI desenvolve ferramenta para criadores controlarem uso de seu conteúdo em IA Generativa

A OpenAI anunciou o desenvolvimento de uma nova ferramenta chamada de Media Manager, buscando proporcionar…

18 horas ago

TikTok processa governo dos EUA em disputa constitucional por possível banimento

O TikTok entrou com um processo contra o governo dos Estados Unidos, nesta terça-feira, em…

18 horas ago