Intel lança série de GPU para Nuvem Visual Inteligente

GPU Flex Series fornece cinco vezes o desempenho de transcodificação de mídia e até 68 fluxos simultâneos de jogos em nuvem

Author Photo
5:15 pm - 29 de agosto de 2022
intel

A Intel lançou, na última semana, a Intel Data Center GPU Flex Series, anteriormente conhecida como Arctic Sound-M. A nova solução de processamento gráfico único da Intel foi construída para lidar com uma ampla gama de cargas de trabalho visuais inteligentes na nuvem, sem comprometer o desempenho. Segundo comunicado da empresa, a nova série ajuda a diminuir e otimizar o custo total de propriedade para diversas cargas de trabalho em nuvem, como entrega de mídia, jogos em nuvem, IA, metaverso e outros.

Para Jeff McVeigh, vice-presidente da Intel e gerente geral do Super Compute Group, estamos em meio a uma grande “explosão de pixels” impulsionada por mais consumidores, aplicações e resoluções mais altas. “A infraestrutura de data center de hoje está sob intensa pressão para calcular, codificar, decodificar, mover, armazenar e exibir informações visuais”, disse. “A GPU Flex Series tem um design inovador que resolve a demanda de computação atual, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade e escalabilidade para as experiências imersivas do futuro”.

De olho nessa demanda, de maior processamento de mídia, entrega de mídia, inferência visual de IA, jogos em nuvem e virtualização de desktop, a Intel se esforçou para garantir maior desempenho, flexibilidade, escalabilidade e consumo de energia na nova série. Com o primeiro codificador AV1 baseado em hardware do setor em uma GPU de data center, de acordo com a Intel, a GPU Flex Series oferece cinco vezes o desempenho de transcodificação de mídia e duas vezes o desempenho de decodificação de mídia (GPU Intel Flex Series 140 em comparação com NVIDIA A10).

Além disso, ela entrega até 36 streams 1080p60 transcode throughput por cartão; oito fluxos 4K60 transcode throughput por cartão; e quando dimensionado para 10 placas em uma configuração de servidor 4U, pode suportar até 360 fluxos HEVC-HEVC 1080p60 transcode throughput.

O motor de mídia da Série Flex também suporta e melhora o desempenho para uma ampla gama de codecs da indústria, incluindo HEVC, AVC e VP9. A solução oferece, ainda, mais de 30% de melhoria da largura de banda para economias significativas de custo total de propriedade (TCO), além de amplo suporte para ferramentas de mídia populares, APIs, frameworks e os codecs mais recentes.

As GPUs da série são alimentadas pela arquitetura Xe-HPG da Intel e apoiadas por um ecossistema de fornecedores de hardware e desenvolvedores de software. Essas GPUs fornecem dimensionamento flexível de cargas de trabalho de inferência de IA, diz a Intel, desde análise de mídia até cidades inteligentes e imagens médicas entre CPUs e GPUs sem bloquear desenvolvedores em softwares proprietários.

A pilha de software é habilitada pela oneAPI, liberando os desenvolvedores dos encargos econômicos e técnicos dos modelos de programação proprietários. Dessa forma, a solução permite o desempenho completo do hardware com um conjunto completo de ferramentas que complementam linguagens existentes e modelos paralelos, permitindo que os usuários desenvolvam código aberto e portátil que aproveitará ao máximo várias combinações entre CPUs e GPUs Intel, segundo a empresa.

Mídia e jogos

Desde o início, a Intel Data Center GPU Flex Series oferecerá recursos para processamento e entrega de mídia e jogos em Android cloud gaming. A GPU Flex Series é validada em quase 90 dos títulos de jogo Android mais populares do Google Play.

Segundo a empresa, uma única GPU Flex Series 170 pode alcançar até 68 streams de 720p30, enquanto uma única GPU Flex Series 140 pode alcançar até 46 streams de 720p30 (medido em títulos de jogos selecionados). Quando dimensionado com seis placas de GPU Flex Series 140, ele pode alcançar até 216 streams de 720p30.

Os sistemas com GPU Flex Series estarão disponíveis em provedores globais, incluindo Dell Technologies, HPE, H3C, Inspur, Lenovo e Supermicro.

A empresa pretende ampliar as soluções com essa GPU nos próximos meses, começando com entrega de mídia e cargas de trabalho de jogos em nuvem Android, seguidos por jogos em nuvem do Windows, cargas de trabalho de IA e VDI10.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.