Notícias

Intel apresenta novos processadores de 11ª geração e ‘selo’ premium

A Intel anunciou nesta quarta-feira (2/8) durante evento virtual o que chamou de o “melhor processador que já construiu” em sua história e aproveitou para cutucar os concorrentes (leia-se AMD). O novo processador Intel Core Tiger Lake de 11ª geração promete entregar alta performance para os laptops mais finos e leves do mercado.

Ao todo, a Intel está lançando nove chips Tiger Lake Core i3, Core i5 e Core i7 para notebooks – cinco deles incluem a nova GPU Intel Xe com gráficos dedicados. De acordo com a fabricante, mais de 150 designs de devices já estão orientados para o novo Intel Core de 11ª geração. Sendo que 50 deles estarão disponíveis até o final deste ano – a tempo do Natal. Entre os parceiros citados estão Lenovo, Acer, Asus, Dell, HP, LG, Razer e Samsung.

A nova geração de processadores, segundo a Intel, consegue entregar mais performance – cerca de 20% superior quando comparada à geração anterior. Conta ainda com um acelerador dedicado para rodar sistemas de Inteligência Artificial otimizado, além de compatibilidade para conexão Wi-Fi 6 e suporte para Thunderbolt 4 em conformidade com o padrão USB4.

Ksenia Chistyakova, Product Marketing Engineer para IA e mídia, apresentou durante o evento desta quarta alguns comparativos para destacar a performance do novo 11th Gen. “Estamos medindo mais que benchmarks”, disse. Um dos comparativos colocou um sistema alimentado pelo AMD 4800U e o novo processador em questão da Intel. Ambos tinham como tarefa rodar o Photoshop Elements para uma tarefa de colorir imagens antigas. “Ao invés de levar dois minutos para completar a tarefa, nós conseguimos completá-la em menos de 40 segundos graças ao DL Boost com gráficos Iris Xe”, disse a executiva. Processar e exportar vídeo com o Adobe Premier Pro também se tornou mais ágil com a nova linha da Intel. De acordo com a fabricante, o novo 11th Gen core com Quick Sync Video entrega performance 200% superior.

A nova geração de processadores, prometeu a Intel, permitirá rodar jogos que exigem alta performance mesmo nos laptops mais leves e finos do mercado – o que garantia “a melhor experiência em games com ultraportabilidade”.

Um dos demonstrativos mais futuristas, entretanto, veio com uma habilidade alimentada com IA para a plataforma de comunicação e colaboração da Microsoft, o Teams. Em uma videochamada feita com um dos colegas da Intel, Ksenia exibiu que o dispositivo alimentado com o novo processador conseguiria usar inteligência artificial para filtrar ruídos que atrapalham a comunicação – no caso, um aspirador de pó nada discreto ao fundo por um colega da Intel.

“O seu dispositivo consegue usar IA para identificar a sua voz ou as vozes dos participantes da conferência para que você se mantenha focado”, promoveu Ksenia.

Projeto Athena

A fabricante também anunciou atualizações para o seu programa de inovação aberta, o chamado Projeto Athena, inicialmente introduzido com a 10ª geração de processadores Intel. O programa é um movimento da fabricante com companhias parceiras para co-criar notebooks premium leves e finos. Mais de 150 parceiros agora integram o Projeto Athena, incluindo fabricantes de componentes e OEMs.

“Com o Projeto Athena, nós estamos firmando parcerias com o ecossistema completo para inovar além da CPU”, disse Chris Walker, Corporate VP de Mobile Computing. “Isso inclui desde a placa mãe, componentes e tecnologia que permite miniaturização para novas formas com melhor performance e duração de bateria”.

Um novo selo: Intel Evo

Entretanto, a Intel parece ter reconhecido que precisa melhor exibir o que são esses computadores premium super leves de nova geração e que compõem o Projeto Athena para o público consumidor. Pensando nisso, a companhia introduziu nesta quarta-feira o que chamou de Intel Evo ou o Projeto Athena Segunda Edição. Será uma espécie de selo da Intel para consumidores facilmente identificarem os ultrabooks premium – ao mesmo tempo que a Intel redefine a sua vocação: notebooks orientados para o trabalho ou estudo.

Ao todo, 20 designs “Evo” são esperados para lançamento neste ano – pelo menos, no mercado norte-americano. Selos Evo irão aparecer em laptops da Asus, Acer, Dell, HP, Lenovo e Samsung.

Com o programa, a Intel continua a trabalhar com fabricantes de PC para co-desenhar laptops always connected e cujas baterias consigam durar um dia todo e com apenas uma carga. A companhia também aproveitou o evento para apresentar um novo logo para a Intel. A atualização abandona o círculo que envolvia o nome Intel para deixá-lo mais minimalista.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

17 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

18 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

19 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

20 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

22 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

23 horas ago