Integração com TI gera ganhos ao Hospital Santa Cruz de Curitiba

A integração dos profissionais do departamento de Tecnologia de Informação (TI) com os demais setores e de seus respectivos funcionários no Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), foi o grande desafio apresentado pelo gerente de TI, Marcelo da Silva, no IT Forum Expo, realizado no começo de novembro, em São Paulo.

Sua apresentação o tema “O fator pessoas no alinhamento entre TI e negócios” mostrou a importância da mudança de comportamento dos integrantes do setor de TI, que passou a ser mais pró-ativo, proporcionando melhor ganho com menos esforço.

Quick Action

Uma série de pequenas ações de interferência na rotina do hospital, que Silva chamou de “quick action”, foram capazes de gerar mudanças significativas em processos de gestão e em economia de materiais, por exemplo.

“Fizemos um procedimento muito simples, que foi tirar o funcionário de TI do seu ambiente fechado em frente ao micro e levá-lo para passar um período em vivência numa área do hospital, à qual ele serve, para que possa observar como o funcionário daquele setor trabalha e utiliza as ferramentas de informática”, relatou o gerente de TI.

Quando o funcionário de TI começou a interagir mais com os membros dos setores de Administração, Finanças, RH, Marketing, Médico etc passou a compreender melhor o funcionamento desses locais e entender a dinâmica veloz e incessante de um hospital que funciona 24 horas por dia e não pode parar. Ao mesmo tempo, pôde dar dicas e oferecer pequenas soluções para problemas simples que os profissionais dessas áreas enfrentavam e não tinham tempo de buscar ou sequer pensar em alternativas.

Um exemplo bem-sucedido e muito simples foi o de ensinar a melhor maneira de imprimir, formatando corretamente o objeto da impressão no computador antes de iniciar a impressão. Essa e outras dicas similares foram capazes de promover uma economia de 14,5 mil impressões por mês.

Criar um painel de gestores e disponibilizá-lo, sem custo, no portal do hospital, com o devido acesso por meio dos smartphones, informando sobre o movimento do hospital como número de consultas, ocupação e desocupação de leitos, cirurgias etc, também serviu para aprimorar os processos de gestão diária, poupando tempo dos funcionários.

Recent Posts

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

15 minutos ago

CEO da Nutanix revela expectativas de parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

2 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

3 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

5 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

5 horas ago

IA revoluciona contratos digitais com análises e negociações automatizadas

Se os contratos digitais já foram sinônimo de facilidade para empresas, a Inteligência Artificial chegou…

6 horas ago