Instituições financeiras reconhecem importância do Big Data
A GFT, fornecedora de soluções para a indústria de serviços financeiros, publicou nesta terça-feira (23/09) um estudo sobre os desafios da adoção de Big Data nos setores de serviços financeiros corporativos, varejo e seguros.
O levantamento, intitulado “Big Data – Uncovering Hidden Business Value in the Financial Services Industry (Big Data – Descobrindo o valor comercial oculto na indústria de serviços financeiros, em tradução livre)”, aponta oportunidades, exigências e desafios, além de examinar que a indústria de serviços financeiros deve considerar não apenas a adoção de novas tecnologias, mas também novos usos, processos e habilidades.
A chefe de operações da GFT, Marika Lulay, afirma que as instituições de serviços financeiros precisam de inovações para atenderem às necessidades de mudança de seus clientes de varejo, institucionais e corporativos. De acordo com a executiva, em um mercado altamente competitivo, organizações devem ser capazes de gerenciar dados e desenvolver produtos e serviços, antecipando as necessidades futuras dos clientes.
Segundo o consultor-executivo da GFT e coautor do estudo, Karl Rieder, empresas de varejo procuram por formas de gerenciar melhor seus dados, extraindo uma visão de negócios mais completa, que reduza os custos e modernize as operações de back office.
O estudo leva em consideração como as tecnologias de Big Data permitem uma análise de dados aprimorada e mais ampla por meio do marketing event-driven (EDM, na sigla em inglês) e customer-centric, melhor detecção de fraude, melhor cálculo de risco e eficiência operacional, permitindo identificar qual tecnologia mais de adapta às necessidades das organizações.