Instituições educacionais precisam investir em inovação e digitalização da gestão

Author Photo
11:51 am - 16 de agosto de 2016
Instituições educacionais precisam investir em inovação e digitalização da gestão

O setor educacional está atrás dos demais quando o assunto é digitalização, acredita Jorge Freire, managing diretor da prática de saúde e serviços públicos da Accenture. Ele observa que, hoje, a maioria das instituições educacionais é liderada por acadêmicos que, muitas vezes, não discute inovação e digitalização na gestão com o objetivo de transformar os negócios.

Mas esse cenário está prestes a acabar. Segundo ele, as entidades educacionais estão prontas para a virada e a Accenture quer se posicionar como a consultoria para ajudar a dar o salto de que elas necessitam. “Estamos ajudando o setor a mapear o ciclo de vida do estudante para garantir mais assertividade e usar a experiência de outros setores para promover a virada”, explica.

O que acontece geralmente, aponta, é que as instituições não usam o ciclo de vida do estudante para conquistá-lo, especialmente no ensino superior. O digital, no entanto, pode ajudar nesse sentido mapeando o momento no qual ele se encontra e ajudar na conversão. Freire aponta que uma referência global nesse sentido é a Pearson, uma das maiores redes de ensino do mundo com sede em Londres. A entidade apostou na digitalização da sua gestão para garantir bons resultados.

Freire relata que falar de digital, hoje, implica na customização e na personalização de conteúdo. “Essa é uma tendência de inovação do setor para se ter um modelo adaptado de conteúdo e forma por aluno. Assim, é possível mapear forças e fraquezas para personalizar a educação”, detalha, completando que no Brasil a Estácio já está usando essa estratégia.

O desafio atual para que esse modelo seja o novo normal é a mudança cultural das instituições de ensino. “Essa, no entanto, é uma mudança que vai acontecer, pois se prova benéfica para o estudante, garantindo melhor desempenho acadêmico e, portanto, pessoas mais preparadas, e melhores resultados para a entidade educacional, que pode reduzir a evasão e ser mais assertiva”, comenta. O executivo aponta que ao investir em uma estratégia do tipo os resultados são rápidos. “Em um semestre já é possível mostrar os benefícios”, garante.

Startups como aliadas
A Accenture tem apostado na parceria com startups para levar a transformação para instituições educacionais. A resposta aos desafios acontece por meio de uma solução orquestrada entre a consultoria e as startups aliadas como AppProva, ferramenta digital que promete melhoria do desempenho dos alunos, e SambaTech, especializada em vídeos. “A ideia do ecossistema de startups para promover uma solução integrada e assim garantir resultados mais rápidos”, finaliza o executivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.