Instagram ultrapassa Facebook em vendas via redes sociais

A Nuvem Shop acaba de realizar um levantamento que revela que, no último trimestre, quase 70% das vendas originadas pelas redes sociais foram realizadas via Instagram, enquanto 27% ocorreram por meio do Facebook. O estudo revela que mais de 24% das transações são realizadas através das redes sociais. Desse total, 17% são convertidos em receita.

Em comparação ao mesmo período de 2017, houve crescimento de quase 4% das transações por meio destes canais. O levantamento aponta ainda que, no mesmo período de 2017, o cenário era diferente: o Facebook era responsável por quase 71% das transações, ganhando do Instagram, com apenas 26,5%. O estudo considerou todas as compras viabilizadas por canais digitais como Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos, e segundo o Sebrae, esta é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas. De acordo com a entidade, a rede social de fotos tem em média 1,5 bilhão de curtidas por dia, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook e contar com o perfil de mais de 1.400 grandes marcas.

Ainda segundo o levantamento da Nuvem Shop, as vendas por meio de redes sociais, no último trimestre deste ano, cresceram 3,8% em relação ao mesmo período de 2017. O cofundador da plataforma, Alejandro Vazquez, destaca que a compra por meio desses canais é uma forte tendência no mercado de vendas online, especialmente pela tendência de migração dos consumidores dos computadores tradicionais para os dispositivos móveis.

“Observamos que as redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano da maioria das pessoas. Por isso, a venda por meio desses canais só tende a crescer e é uma estratégia utilizada por muitos lojistas, já que, por maio de anúncios realizados tanto pelo Instagram, quanto pelo Facebook, é possível direcionar conteúdos e, principalmente, entender e atingir os interesses dessas pessoas”, explica.

Vendas Mobile X Desktop via Redes Sociais

Outra tendência apontada pelo estudo mostra que as vendas por meio das redes sociais, via dispositivos móveis (91,4%), ultrapassaram com folga o desktop em 2018 (8,6%). Em comparação ao mesmo período do ano passado, as transações via desktop representavam 79,8% e mobile 20,2%.

Além disso, em 2017, a receita de vendas gerada a partir do Facebook via mobile representava 62,8% do total, hoje o número caiu para 25,1%, enquanto o Instagram cresceu 37% e é responsável por 72,8% da receita. Já nas transações via desktop, o Facebook continua dominante (62,1%), mas com queda em comparação a 2017, quando representava quase 90% da receita.

“O Instagram é uma rede social idealizada para o mobile, é natural que a utilização crescente dos dispositivos móveis reforce a tendência de crescimento das vendas por este canal”, finaliza Vazquez.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

9 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

9 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago