Inovação na Americanas busca entregar experiência mais fluida

Terceira colocada no ranking d’As 100 Mais Inovadoras no Uso de TI, empresa segue com foco no atendimento

Author Photo
7:55 am - 22 de agosto de 2022
Anna Saicali. Foto: Divulgação

A inovação na estratégia da Americanas S.A tem como objetivo entregar uma experiência de consumo mais fluida e que surpreenda. Um desafio diário, considerando a estrutura robusta, formada por uma plataforma de varejo que abriga mais de 3,5 mil lojas, e-commerce, plataformas de logística e de publicidade, a fintech Ame, e ainda a Inovação e Futuro (IF), que promove inovação de forma transversal na companhia.

Nesse desenho, a IF lidera investimentos e organiza os esforços em inovação em toda a companhia, tendo como propósito criar e fomentar negócios disruptivos por meio de novas tecnologias. Com o apoio da IF, a Americanas S.A. mantém relacionamento contínuo com o ecossistema de inovação em variadas frentes.

Desde a Aceleradora, para o desenvolvimento de projetos; Incubadora, que realiza testes de novas ideias e experiências; Corporate Venture Capital, com investimentos em startups; Novas tecnologias, para acelerar a integração físico e digital; a Motor de M&A, que conduz a entrada em novas verticais e negócios.

“A Ame, nossa fintech que possibilitou a criação da Ame Go, projeto inscrito no prêmio, é um exemplo tangível desse propósito da IF. Seus resultados nos inspiram a repetir essa história de sucesso em outros negócios”, diz Anna Saicali, CEO da plataforma de Inovação e da Ame, fintech da Americanas S.A.

CONFIRA: O ranking completo d’As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2022

O projeto Ame Go rendeu à Americanas S.A. a terceira posição no ranking do prêmio As 100 mais inovadoras no uso de TI 2022, promovido pela IT Mídia, sob coordenação da Anna em parceria com Pedro Maia, head de inovação da plataforma física da Americanas S.A.

Para ter uma ideia da importância da IF na estratégia, prossegue a executiva, a iniciativa capitaneou o ingresso da Americanas S.A. na categoria de mercado online em 2020, com aquisição do Supermercado Now e no segmento de franquias, com a aquisição do Grupo Uni.co em 2021 (dono das marcas Puket, Imaginarium, Casa MinD e Lovebrands).

Em 2022, foi criada a Vem Conveniência, parceria com a Vibra (antiga BR-Distribuidora) que reúne as marcas de conveniência Local Americanas e BR Mania.

Junto com a IF, o laboratório de inovação da Americanas S.A apoia as áreas internas na gestão de projetos, pesquisa e tecnologia, que são conectadas a parceiros do ecossistema de inovação do Brasil e do mundo (universidades, startups e hubs de inovação), que caracteriza a prática do modelo de gestão conhecido como “inovação aberta”.

Inovação vencedora

A busca por oferecer uma experiência cada vez mais personalizada ao consumidor, impulsiona o desenvolvimento de iniciativas disruptivas, como o projeto Ame Go, na Americanas S.A.

No ano passado, a Ame Go ganhou, pela primeira vez, espaço em um ambiente de alto fluxo. Localizada no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RIOgaleão), a unidade possui 35 m2 e conta com um mix variado e sazonal de produtos de diferentes categorias, como alimentos, bebidas, doces, vestuário, itens de higiene pessoal e até opções para presentes.

A solução, apoiada em inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, foi desenvolvida pela Ame em parceria com a Zippin, startup que também recebeu investimentos da companhia e é especializada em sistemas de consumo autônomo. O resultado foi a criação de uma experiência totalmente autônoma e uma jornada de compra ágil, sem fila e sem caixa.

Na jornada do cliente, o super app Ame Digital libera o acesso à loja por QR Code, as câmeras reconhecem sua biometria corporal e sensores e balanças identificam quando o consumidor faz a retirada dos produtos da prateleira. O espaço possui Wi-Fi próprio e o valor das compras é debitado no app da Ame, logo após a saída do cliente da loja. Uma experiência de consumo customizada e fluida.

Para Anna, o prêmio é resultado do esforço constante pela inovação na experiência de consumo e consolida a empresa como multiplataforma de inovação tecnológica. “Celebramos essa conquista com todos os nossos times, responsáveis por fazerem mais e melhor a cada dia, respirando inovação, trazendo novas possibilidades e proporcionando novas experiências aos nossos clientes. As possibilidades de inovação são infinitas e queremos estar na vanguarda do mercado neste movimento”, finaliza Anna.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.