Inovação impulsionada por tecnologia: o inevitável e revolucionário futuro da TI

A tecnologia mudou praticamente tudo: a forma como trabalhamos, como vivemos, como jogamos e, em um nível básico, como os humanos se relacionam

Author Photo
8:34 am - 08 de fevereiro de 2019
Inovação impulsionada por TI o inevitável e revolucionário futuro Inovação impulsionada por TI o inevitável e revolucionário futuro

No front dos negócios, ela estimulou a mudança de poder das instituições para os clientes, impulsionou o surgimento de startups e plataformas superescaladas, que estão diminuindo e refazendo os mercados tradicionais e mudando a forma como os funcionários trabalham.

O impacto da tecnologia é revolucionário e previsível. Ironicamente, ela ainda não mudou o modelo fundamental de TI. Mas isso vai mudar, avaliam Sharyn Leaver, vice-presidente sênior de pesquisa da Forrester, e Victor Milligan, Chief Marketing Officer da Forrester.

Segundo eles, não é apenas a força inevitável da tecnologia. Eles separaram uma lista de dinâmicas que conspiram para criar um futuro muito diferente para a TI:

  1. A maneira como o trabalho é feito está mudando, de funções, trabalhos e resultados ​​claros para um conjunto fluído de tarefas que naturalmente incorporam tecnologia.
  2. A destruição de modelos organizacionais hierárquicos obsoletos logo será substituída por organizações que mudam de forma e que são altamente adaptáveis ​​a mercados hiperdinâmicos.
  3. O desenvolvimento linear e até a cocriação ágil serão insuficientes em um mundo no qual a nova concorrência experimenta constantemente a tecnologia para impulsionar a inovação.
  4. Novos membros do conselho e CEOs com experiência em tecnologia se sentirão mais à vontade e obrigados à tecnologia como uma arma estratégica.

Tudo dito, as forças combinadas de mercado, tecnológicas e econômicas dominarão – e destruirão – formas tradicionais de pensar sobre TI e substituirão a função por uma versão mais ousada e imersiva de TI, que pode gerar todo um novo conjunto de inovações e possibilidades.

O futuro da TI é uma mudança radical do mandato original da TI para apoiar os negócios e controlar um conjunto alienígena de tecnologias. Isso muda a ideia de que a tecnologia deve estar vinculada às regras e normas atuais de negócios à ideia de que a própria tecnologia desencadeia novas formas de pensar, novas maneiras de criar valor e novas maneiras de trabalhar.

A inovação impulsionada pela tecnologia pode parecer uma maneira sofisticada de dizer tecnologia em prol da tecnologia, mas é o melhor olhar como uma forma de ampliar a imaginação corporativa e permitir que qualquer empresa, startup ou velha guarda se adapte e prospere em um mercado moldado e alimentado pela tecnologia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.