Inovação aberta é o caminho para o crescimento dos negócios, acredita Red Hat

Author Photo
11:07 am - 26 de setembro de 2014
Inovação aberta é o caminho para o crescimento dos negócios
O mundo atual é colaborativo. Para adaptar-se a esse novo contexto, empresas devem seguir o caminho da inovação aberta, modelo que favorece o crescimento dos negócios e aumenta a competitividade. É o que acredita Gilson Magalhães, presidente da Red Hat Brasil.

O executivo, que abriu ontem (24/9) o Red Hat Forum, em São Paulo, realizado pela primeira vez no Brasil, diz que a transformação atual do mercado, pautada por cloud computing, big data, internet das coisas e mobilidade, requer inovação. “No entanto, não se faz essa transformação usando a mesma metodologia usada até então, nem mesmo sozinho”, diz.

Magalhães defende a mudança pautada na inovação aberta. Segundo ele, a comunidade de desenvolvedores transformou o planeta e é por isso que o modelo de negócios da Red Hat é baseado em comunidades como OpenStack, Gluster, Fedora e JBoss. 

“Olhamos para a comunidade, descobrimos as necessidades e entregamos escala e atendimento direcionado. Queremos fazer a transformação junto com as empresas, explica. A comunidade e a Red Hat, completa, trabalham juntas para levar novidades ao mercado.

Antes, dependíamos de empresas tradicionais para inovações. Agora, a resposta está na comunidade, pontua Paulo Bonucci, vice-presidente para América Latina da Red Hat. O problema para ele é que esses conceitos no Brasil ainda são novos, mas não há mais tempo para perder, já que o mercado exige agilidade.  “A missão da Red Hat é fazer o alerta, trazer a discussão sobre inovação. O mercado mudou, está mudando e precisamos nos preparar para sermos competitivos”, opina.

Jim Totton, vice-presidente de plataforma e cloud da Red Hat, lembra que as organizações estão olhando para o retrovisor, usando seus orçamentos para resolver problemas de ontem e focando em infraestrutura. Ele diz que uma das transformações-chave para mudar de patamar é a adoção de infraestrutura como serviço, com formato híbrido de cloud (privada e pública). “Assim, é possível ter estabilidade, eficiência e flexibilidade”, observa.

Crescimento do OpenStack
O OpenStack tem tudo para ser o grande protagonista do mundo atual na opinião de Bonucci. Totton concorda e acrescenta que a adoção mundial de Linux mostra o caminho que o novo sistema deverá trilhar. O futuro ameaça sistemas proprietários. 

Magalhães reconhece, no entanto, que a adoção do OpenStack e a jornada para a inovação depende não só de uma mudança de pensamento dos executivos de TI, como também da própria indústria.  “Nosso desafio é sair do discurso de infraestrutura e focar no de negócios, já que mais da metade das decisões de TI nos próximos anos ficará sob responsabilidade do CEO”, afirma. “O OpenStack é um bom início para mudar essa visão”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.