Iniciativas para melhorar o inglês na quarentena

Caso tenha optado por melhorar sua fluência no idioma durante a quarentena, os conselhos a seguir podem otimizar seu aprendizado

Author Photo
12:00 pm - 26 de abril de 2020

O isolamento social, apesar de incômodo, pode ser uma oportunidade para dedicar mais tempo a projetos que estavam deixados de lado ou mesmo que não vinham recebendo a atenção merecida.

Desde o início da pandemia, a EF English Live observou um aumento de 40% no número de alunos ativos, sendo que 50% deles apresentaram progresso nos níveis de inglês.

Para o especialista em aprendizagem de idiomas e doutor em linguística Christopher McCormick, essa evolução tem relação direta com o atual cenário, que proporcionou essa oportunidade de maior empenho das pessoas.

Pensando nisso, o especialista reuniu algumas dicas importantes para quem quer valer-se desse período para aprimorar o idioma e sair da quarentena mais preparado:

1- Dê uma chance para as legendas em inglês

Neste momento em que o entretenimento dos filmes e séries têm sido um grande aliado para passar o tempo, a simples alternância da legenda em Português para o Inglês pode ajudar em muito no exercício tanto de leitura como de “listening” (atividade de escuta).

“Para começar, o estudante pode praticar com filmes que já são conhecidos. Assim ele consegue associar bem o significado das frases sem precisar recorrer ao dicionário o tempo todo. É um excelente exercício”, aconselha o especialista.

Acompanhar o noticiário de outros países de língua inglesa ou mesmo músicas com as letras também é uma excelente opção.

2- Arrisque na conversação

A evolução na conversação ou “speaking” é uma questão de prática, garante McCormick. Além de ser uma boa forma de socializar na quarentena, os amigos podem organizar bate-papos em inglês pela internet ou usufruir das aulas online com professores nativos, como os disponíveis por escolas como a EF English Live.

“Na escola, promovemos o English Day, que é uma data mensal em que a comunicação é exclusiva na língua. É um momento essencial para incentivar a prática entre os colaboradores da escola, tão importante especialmente quando o assunto é conversação”, comentou o diretor de Pessoas da EF English Live, Wagner Domingues.

3- Leia sempre

Segundo o doutor McCormick, ler livros em inglês dá chance ao estudante de aumentar seu vocabulário no seu próprio ritmo. É possível recorrer a ebooks com dicionários virtuais embutidos ou até mesmo livros físicos comuns.

“O importante é tentar ao máximo entender o significado das palavras pelo contexto, e só usar o dicionário quando for absolutamente essencial”, orienta.

Em tempos de pandemia, muitos conteúdos estão disponíveis gratuitamente, como é o caso do curso online da EF English Live. A escola está disponibilizando 30 dias de acesso ao material, que que reúne mais de 2000 horas de cursos, planos de estudo pessoal e certificados.

4- Não subestime a gramática

Antes de dar os primeiros passos na conversação, doutor McCormick explica que é fundamental ter uma base de gramática mínima. “Saber como as principais estruturas linguísticas do inglês funcionam é importante para conseguir expandir o processo de aprendizagem”, explica.

Por isso, o professor aconselha a dedicar uma parte do tempo para o estudo dessas estruturas.

5- Quer levar a meta a sério? Estabeleça uma rotina

Aprender inglês rapidamente é uma questão de tempo e de dedicação. Para conseguir resultados rápidos, é preciso estabelecer um plano de estudos e uma rotina.

“Fazer isso sozinho é possível, mas o apoio de profissionais especializados corta caminhos e faz toda diferença na montagem de um plano de estudos efetivo. O hábito leva a prática à perfeição, assim como temos nossas rotinas pessoais diárias e obrigatórias, como tomar banho e almoçar, por exemplo, separar um tempo para estudar inglês também pode se tornar um hábito”, finaliza McCormick.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.