Quem nunca passou pelo menos duas horas preso no trânsito? Provavelmente todos os habitantes das grandes cidades de mundo vão responder que sim para essa questão, uma vez que a mobilidade é uma problemática mundial, e o Brasil não é exceção. Para ter um panorama mais claro, só em São Paulo, os moradores consomem em média duas horas e 43 minutos para deslocar-se para suas atividades, conforme apontou a Pesquisa de Mobilidade Urbana na Cidade do Ibope.
Nesse cenário, surgiu o desafio InoveMob, concurso nacional de inovação em mobilidade realizado pelo WRI em parceria com a Toyota Mobility Foundation e com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos. O InoveMob recebeu aproximadamente 90 equipes, escolhendo 12 finalistas, mas após algumas atividades de treinamento e passar etapas de construção dos projetos, o grupo foi reduzido para cinco finalistas que apresentaram suas iniciativas e contaram suas experiências durante as diferentes etapas do desafio.
Os critérios de avaliação das propostas estavam estreitamente relacionados à viabilidade e aplicabilidade nas diferentes cidades do Brasil – algumas provas piloto foram realizadas no Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza e Brasília. As cinco propostas finalistas focaram-se na otimização da qualidade de vida dos moradores das cidades e n redução do impacto ambiental atual. Confira abaixo as cinco finalistas.
A empresa é o primeiro transporte compartilhado para profissionais que utiliza bicicletas duplas e elétricas. Para pedir bicicleta, basta usar um aplicativo. A ideia nasceu pensando em três objetivos: reduzir o uso de veículos, aumentar a segurança e confiança na bicicleta como meio de transporte alternativo e manter uma ótima apresentação pessoal no momento de chegar no escritório.
Em um ano de operações, a empresa já fez 25 mil viagens, reduziu a produção de 13 toneladas de CO2 e já conta com 14 mil usuários cadastrados.
Aplicativo de caronas para que pessoas e organizações possam otimizar seus deslocamentos e reduzir os gastos com transporte. A Bynd nasceu para reduzir o impacto ambiental dos carros e a improdutividade por conta do tempo no trânsito e garantir confiança e segurança nas caronas. O aplicativo entende a rotina do usuário, customizando seus “matches” conforme o lugar de partida, o destino final e as melhores rotas.
A Bynd visa melhorar a experiência do usuário, promover a cultura da carona, contribuir para um país mais sustentável e ajudar as empresas a economizar nas dispensas relacionadas a transporte
Uma organização de mobilidade e educação que deseja despertar adultos e crianças para a importância de andar a pé e construir uma nova relação com a cidade onde vivem. O Carona a Pé surgiu em junho de 2015, inspirado em outros programas similares que acontecem ao redor do mundo.
Uma criança andando pela rua é indicador de um ambiente saudável, pelo menos é o que acredita a equipe da Carona a Pé. Além de facilitar a mobilidades das crianças, a iniciativa visa facilitar a interação entre as comunidades escolares, ajudar a melhorar as condições das ruas, reduzir o sedentarismo e otimizar o relacionamento entre os pais e as crianças.
Funcionalidade acoplada a aplicativos para rastrear casos de assédio na mobilidade urbana. A ideia nasceu a partir da experiência pessoal da mãe da Simony César Ramos de Moura, fundadora da Nina, já que conforme cifras levantadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública 8 milhões de mulheres são assediadas no transporte público no Brasil, porém, só 10% das vitimas denunciam.
A iniciativa objetiva combater o assédio no transporte tanto na frente preventiva como emergencial no País inteiro, especialmente nas grandes cidades, trabalhando em parceria com as Delegacias e os Sindicatos de transporte.
Certamente, a falta de integração entre bilhetes de pagamento em São Paulo é uma dor de cabeça para os moradores da cidade de São Paulo, mas será que é possível integrá-los? A Onboard responde a essa demanda ao ser um meio de pagamento capaz de tornar simples e inteligente a experiência da mobilidade urbana, por meio do uso de soluções de inteligência artificial (IA) e mensagens instantâneas.
A Onboard pretende reduzir o tempo de recarga do bilhete a um minuto com 15 segundos, já que hoje dependendo da disponibilidade dos equipamentos pode ser um processo que consome por volta de cinco minutos.
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