Infraestrutura em flash aprimora processos da Viveo durante pandemia

Fornecedora hospitalar viu demanda explodir e renovou armazenamento com a Pure Storage. Tempo de processos contábeis caiu mais de 80%

Author Photo
3:32 pm - 09 de fevereiro de 2021
Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil

Fornecedores do setor hospitalar tiveram os negócios postos a prova durante a pandemia de COVID-19. No caso da Viveo – que até janeiro deste ano era conhecida como Grupo Mafra – isso significa garantir a produção, a distribuição e a entrega de material hospitalar, medicamentos e vacinas para leitos hospitalares em todo o Brasil. No combate à coronavírus, contratos foram ampliados, e o crescimento da empresa exigiu por tabela mais desempenho da TI.

A Viveo reúne mais de 10 empresas fornecedoras do setor de saúde, incluindo Mafra Hospitalar, Cremer e Tecnocold Vacinas. A grande quantidade de produtos somada à alta demanda levou a emissão de mais de 4 mil notas fiscais por dia. A carga de trabalho crítica na área de finanças exigiu uma solução capaz de suportar o trabalho.

A empresa optou por modernizar a infraestrutura de TI com a Pure Storage. O projeto buscou simplificar e agilizar processos críticos, e migrar de sistemas legados para a nova tecnologia sem interrupções e com resultados imediatos.

Leia mais: Pure Storage lança programa ‘WaveMakers’, voltado para parceiros

Foram adotadas as tecnologias FlashArray X, de armazenamento em flash orientado por software. O storage NVMe é projetado para oferecer suporte a ambientes corporativos convencionais e aplicativos nativos da nuvem. Já o Pure1 é uma plataforma de gerenciamento de armazenamento de dados na nuvem. Permite armazenamento autodirigido com gerenciamento e monitoramento de dados de pilha (full-stack) alimentado por IA, fornecendo informações críticas sobre a integridade e a funcionalidade de toda a pilha, até cada máquina virtual.

“A Viveo obteve otimização operacional e de gerenciamento. Essa métrica se refere a uma média do tempo reduzido para todas as atividades críticas, envolvendo vários departamentos”, explica Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage. Houve redução de tempo para processos contábeis (de 4 horas para 41 minutos, ou 82% de redução) e de fechamento contábil (de 5 horas para 1h15, 75% menos).

“Além dos ganhos mencionados, a empresa se beneficiou de um ambiente de armazenamento à prova do futuro, agilidade de controle de fábrica e, com um ambiente 100% virtualizado, conseguiu reduzir a necessidade de espaço físico de TI em 50%”, completa o executivo.

Parceria e estratégia

O projeto foi implementado pela BS4IT, integrador com sede em São Paulo e que atualmente gerencia e monitora a plataforma Pure1 para a Viveo. Segundo a Pure Storage, a solução oferece visibilidade de latência, largura de banda e outras métricas importantes para o armazenamento inteligente e gerenciamento operacional.

“A BS4IT ajuda a manter um nível superior de experiência com a Pure para a Viveo”, comenta Godoy. “É um parceiro sólido das duas empresas e, por possuir um profundo conhecimento do portfólio e soluções da Pure, e das necessidades da Viveo, desempenhou um papel fundamental em todas as fases do projeto.”

A empresa deve continuar investindo em projetos que reforcem a estratégia digital. O projeto com a Pure Storage e a BS4IT permitiu que o grupo pudesse atender a grande demanda do setor da saúde no contexto de emergência sanitária global, em que a população do país dependia de suprimentos hospitalares e medicamentos, além de insumos como álcool em gel, item em falta no início da pandemia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.