Infojobs: ofertas de emprego saltam 73% no primeiro semestre

Segundo levantamento da plataforma Infojobs, área de TIC dobrou número de vagas em relação a mesmo período de 2021

Author Photo
4:00 pm - 28 de julho de 2022

A oferta de empregos no primeiro semestre de 2022 teve um salto de 73% quando comparado com o mesmo período do ano anterior, segundo levantamento realizado pela Infojobs. Os dados foram obtidos a partir do próprio site da empresa.

Quando comparado os primeiros seis meses do ano com o último semestre de 2021, o saldo também é positivo: 23% mais oportunidades. O setor de TI e telecomunicações, segundo a Infojobs, registrou 50% de aumento nas ofertas. Já a área de cultura, lazer e entretenimento foi a que mais obteve oportunidades (72%), seguida do setor de Recursos humanos (52%), educação, ensino e idiomas (45%) e hotelaria e turismo (43%).

Outros setores como moda, agricultura e pecuária, artes, comércio exterior e interior, e alimentação e gastronomia também aparecem no ranking da Infojobs.

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, lembra que as áreas em ascensão foram aquelas que tiveram uma queda na oferta de empregos nos últimos anos, justamente por conta dos reflexos da pandemia da Covid-19.

“Peguemos como exemplo o setor cultural, que por quase dois anos precisou encontrar formas alternativas de realizar eventos. Shows, peças de teatro e lançamentos de filmes, por exemplo, tiveram que ser adaptados e feitos por meio de lives e transmissões ao vivo, o que, consequentemente, diminui a necessidade de mão de obra. Em contrapartida, com a retomada, a procura por esses profissionais foi enorme”, pontua a executiva.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.