Infobip mira setores financeiro e bancário com solução omnichannel

Segmentos representam 40% do faturamento da companhia

Author Photo
4:49 pm - 20 de outubro de 2018
omnichannel omnichannel

A Infobip, empresa que opera uma das maiores plataformas próprias de mensageria omnichannel do mundo, está investindo fortemente nos setores financeiro e bancário, desenvolvendo soluções personalizadas com diversos canais de comunicação, tais como SMS, voz, push notification (para aplicativos próprios), chatbots, OTT* (WhatsApp, Line, WeChat, Facebook Messenger e Viber) e internet das coisas (IOT).

Segundo Pesquisa de Tecnologia Bancária 2018 da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), investimentos e despesas em tecnologia no Brasil feitos pelo setor financeiro em 2017 somaram R$ 19,5 bilhões – aumento de 5% em relação ao total registrado no ano anterior. Esses dados evidenciam que o setor bancário está investindo fortemente no uso de novas tecnologias para melhorar a experiência de seus clientes.

“Os setores financeiro e bancário continuam maduros e investindo em canais digitais e na experiência do consumidor. Para nós é um mercado em potencial, para o qual temos a chance de oferecer soluções de comunicação eficientes, em tempo real e de alto valor agregado”, diz Marcelo Ramos, country manager da Infobip no Brasil.

As soluções de mensageria da Infobip proporcionam múltiplas opções de canais aos clientes e aumentam o engajamento entre consumidores e empresa. “Atualmente, a solução Omnichanel atende satisfatoriamente o setor financeiro e bancário, pois possibilita às empresas criarem diversos casos de uso importantes, seja para a venda de serviços ou atendimento ao cliente pensando no relacionamento fim a fim, desde o início do crédito até o pós-crédito, como por exemplo, campanhas de fidelização e cobrança”, diz Yuri Fiaschi, head das Americas.

Na prática

Recentemente, a Infobip implementou um projeto para cobrança de créditos vencidos há mais de cem dias para uma das maiores instituições financeiras do País, que tinha como objetivo recuperar clientes utilizando a solução omnichannel da Infobip.

“Essa solução foi utilizada para aumentar o índice de recuperação de devedores, utilizando recursos automáticos e de baixo custo, como envio de SMS, torpedo de voz e e-mail em uma única campanha” como resultado, as empresas que utilizaram tais soluções tiveram uma redução de custos enquanto o resultado obtido foi melhor do que a média que o mercado tem tido com soluções semelhantes, reforça Fiaschi.

A Infobip conta com toda a biblioteca de API, de forma self service, em que o cliente rapidamente tem acesso a todas as especificações para integração dos sistemas e automatização. Ao todo, o processo leva aproximadamente de três a quatro dias. Entre os principais diferenciais desse caso de sucesso destacam-se a redução de custos com ligações de call center e o aumento na produtividade e recuperação de crédito.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.