Notícias

Índia e América Latina usa mais IA no trabalho que EUA e Europa

Uma pesquisa global da Freshworks revelada nessa quinta (27) mostra que os trabalhadores da Índia e da América Latina são os que mais usam inteligência artificial em suas atividades diárias: 90% dos profissionais da Índia e 83% dos da América Latina usam ferramentas aprimoradas por IA ao menos uma vez por mês.

As duas localidades emergentes estão na vanguarda da adoção da IA na rotina profissional, diz a empresa.

O estudo mostra que trabalhadores de regiões como EUA e Europa utilizam menos a tecnologia, sendo cerca de 67% e 71% dos profissionais, respectivamente.

As principais tarefas feitas pelos profissionais usando IA são, segundo a pesquisa, criação de conteúdo (48%), análise de dados (45%) e análise ou tradução de texto e áudio (45%).

EXCLUSIVA: CTO da IBM acredita que AIOps será realidade da maioria das empresas

O relatório ouviu 7 mil tomadores de decisão e gestores seniores de 12 países diferentes, incluindo 1,5 mil do Brasil, México e Colômbia de diferentes setores corporativos.

O estudo também descobriu que a área de TI é a que mais usa IA; seguido pelos departamentos de marketing. Quase nove em 10 profissionais (89%) usam IA ao menos uma vez por mês, e 86% dos profissionais de marketing fazem o mesmo.

A relação de uso da IA nos outros departamentos é menor: jurídico (53%), atendimento ao cliente (64%), contabilidade (74%), vendas (74%) e RH (77%) aparecem em seguida. Globalmente, três a cada quatro profissionais (76%) de todos os setores usam IA no trabalho.

ChatGPT lidera

De acordo com a pesquisa da Freshworks, 33% dos profissionais afirmam já usar o ChatGPT no trabalho. Essa relação aumenta quando se olha para departamentos específicos. Em TI, 41% dos profissionais utilizam a ferramenta da OpenAI. No marketing, a taxa é de 39%. No recorte da América Latina, mais da metade dos profissionais usa o ChatGPT (54%).

Segundo a pesquisa, 72% dos trabalhadores mundiais confiam que a IA traz valor para os negócios. Profissionais de TI (84%) e marketing (80%) são os que mais confiam no lado positivo da tecnologia. Qualidade do trabalho (59%), aumento de produtividade (57%) e precisão no atendimento dos pedidos(49%) são os motivos mais elencados.

Por outro lado, mais de dois terços dos profissionais (69%) confiaria mais na IA no local de trabalho se a revisão humana dos resultados fosse obrigatória. A mesma quantidade de trabalhadores (69%) acredita ainda que a IA nunca será capaz de substituir completamente os trabalhadores humanos.

Oportunidades e dificuldades

Mais de um terço dos trabalhadores (37%) ouvidos afirmam que as organizações adotam IA devido ao medo de perder o próximo grande sucesso ou para evitar perder inovações que os concorrentes poderiam obter antes deles. Além disso, 47% dos profissionais de TI afirmam que outros trabalhadores de suas organizações utilizam IA no dia a dia, mas ainda não percebem.

O relatório mostra também grande insatisfação de trabalhadores que usam IA fora do eixo anglo-saxônico. De acordo com a pesquisa, 24% dos profissionais brasileiros e 23% dos colombianos afirmam que por conta dos softwares de IA serem treinados em inglês são menos precisos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

8 horas ago

Suprema Corte dos EUA adia decisão sobre regulação de redes sociais

A Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não decidir sobre os direitos de liberdade…

8 horas ago

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ receberão relatório exclusivo

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ terão acesso terão…

9 horas ago

Senior Sistemas adquire GAtec Gestão Agroindustrial

A Senior Sistemas acaba de anunciar a aquisição da GAtec Gestão Agroindustrial, empresa de tecnologia especializada…

9 horas ago

Acordo bilionário de IA entre Microsoft e G42 enfrenta dilemas de segurança nacional

Em maio, a Microsoft e a G42, uma empresa de inteligência artificial dos Emirados Árabes…

11 horas ago

Internacional migra infraestrutura de TI do estádio Beira-Rio para a nuvem

O estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), foi fortemente atingido pelas enchentes que assolaram o…

12 horas ago