Índia e América Latina usa mais IA no trabalho que EUA e Europa

Estudo da Freshworks indica que profissionais de TI e de marketing são os maiores entusiastas da tecnologia nas empresas

Author Photo
11:30 am - 27 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa global da Freshworks revelada nessa quinta (27) mostra que os trabalhadores da Índia e da América Latina são os que mais usam inteligência artificial em suas atividades diárias: 90% dos profissionais da Índia e 83% dos da América Latina usam ferramentas aprimoradas por IA ao menos uma vez por mês.

As duas localidades emergentes estão na vanguarda da adoção da IA na rotina profissional, diz a empresa.

O estudo mostra que trabalhadores de regiões como EUA e Europa utilizam menos a tecnologia, sendo cerca de 67% e 71% dos profissionais, respectivamente.

As principais tarefas feitas pelos profissionais usando IA são, segundo a pesquisa, criação de conteúdo (48%), análise de dados (45%) e análise ou tradução de texto e áudio (45%).

EXCLUSIVA: CTO da IBM acredita que AIOps será realidade da maioria das empresas

O relatório ouviu 7 mil tomadores de decisão e gestores seniores de 12 países diferentes, incluindo 1,5 mil do Brasil, México e Colômbia de diferentes setores corporativos.

O estudo também descobriu que a área de TI é a que mais usa IA; seguido pelos departamentos de marketing. Quase nove em 10 profissionais (89%) usam IA ao menos uma vez por mês, e 86% dos profissionais de marketing fazem o mesmo.

A relação de uso da IA nos outros departamentos é menor: jurídico (53%), atendimento ao cliente (64%), contabilidade (74%), vendas (74%) e RH (77%) aparecem em seguida. Globalmente, três a cada quatro profissionais (76%) de todos os setores usam IA no trabalho.

ChatGPT lidera

De acordo com a pesquisa da Freshworks, 33% dos profissionais afirmam já usar o ChatGPT no trabalho. Essa relação aumenta quando se olha para departamentos específicos. Em TI, 41% dos profissionais utilizam a ferramenta da OpenAI. No marketing, a taxa é de 39%. No recorte da América Latina, mais da metade dos profissionais usa o ChatGPT (54%).

Segundo a pesquisa, 72% dos trabalhadores mundiais confiam que a IA traz valor para os negócios. Profissionais de TI (84%) e marketing (80%) são os que mais confiam no lado positivo da tecnologia. Qualidade do trabalho (59%), aumento de produtividade (57%) e precisão no atendimento dos pedidos(49%) são os motivos mais elencados.

Por outro lado, mais de dois terços dos profissionais (69%) confiaria mais na IA no local de trabalho se a revisão humana dos resultados fosse obrigatória. A mesma quantidade de trabalhadores (69%) acredita ainda que a IA nunca será capaz de substituir completamente os trabalhadores humanos.

Oportunidades e dificuldades

Mais de um terço dos trabalhadores (37%) ouvidos afirmam que as organizações adotam IA devido ao medo de perder o próximo grande sucesso ou para evitar perder inovações que os concorrentes poderiam obter antes deles. Além disso, 47% dos profissionais de TI afirmam que outros trabalhadores de suas organizações utilizam IA no dia a dia, mas ainda não percebem.

O relatório mostra também grande insatisfação de trabalhadores que usam IA fora do eixo anglo-saxônico. De acordo com a pesquisa, 24% dos profissionais brasileiros e 23% dos colombianos afirmam que por conta dos softwares de IA serem treinados em inglês são menos precisos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.