Implantado antes da pandemia, app aumenta vendas online de concessionária

Mesmo com lojas fechadas, grupo Metronorte, de Londrina (PR) aumentou base de clientes e manteve faturamento

Author Photo
3:53 pm - 17 de junho de 2021
grupo metronorte, gm, chevrolet

O Grupo Metronorte, rede de concessionárias com sede em Londrina (PR) e especialista em automóveis da General Motors (GM), se viu desafiado durante a pandemia. Como manter online vendas tão qualificadas quanto a de um carro, em que o componente físico é tão relevante no processo de escolha do consumidor?

Graças a uma iniciativa anterior a pandemia, o grupo conseguiu, entre março de 2020 e o mesmo mês de 2021, um aumento de conversão de vendas online de 20% para veículos novos e 23% para seminovos, na comparação com o mesmo período anterior. Mesmo com as restrições e fechamento de lojas físicas, a adaptação para o digital permitiu manter o faturamento em patamares semelhantes aos anteriores à pandemia, e a base de clientes cresceu 25%.

Os resultados positivos são creditados à uma solução móvel desenvolvida em parceria com a Linx, o App do Consumidor, adotado desde 2018. À época, a empresa disponibilizou o aplicativo de vendas e atendimento ao cliente. Ele cobre tanto o comércio de automóveis novos e seminovos como o pós-vendas.

Leia mais: GM investirá US$ 35 bi até 2025 em carros autônomos e elétricos

Segundo Feres Nabhan, diretor comercial do Metronorte, a promoção do aplicativo nos canais de marketing e propaganda da Metronorte durante a pandemia, além do treinamento constante da equipe desde a adoção, foram essenciais para que a empresa atingisse maturidade em vendas digitais e atendimento online. O que permitiu o bom desempenho quando a pandemia chegou.

“O agendamento de serviços acontece online, muito rapidamente, e temos benefícios indiretos como a redução dos custos e do tempo de espera no atendimento”, diz Nabhan. “Mesmo com as lojas fechadas, temos vendido até seis carros diariamente. Isso acontece porque podemos estar na casa do cliente 24 horas por dia.”

Integração como vantagem

Disponível para Android e IOS, o aplicativo também permite que os clientes consultem a disponibilidade e comprem autopeças e acessórios. Também fazer agendamento e acompanhamento de serviços, visitas, manutenções e até test drives. O atendimento online permite consultas diretas aos colaboradores da Metronorte, ou seja, o cliente pode falar com o mecânico ou vendedor de confiança.

A solução é integrada ao sistema de gestão ERP da empresa, o DMS (também da Linx). Por meio dele os gestores da concessionária podem controlar vendas, estoques, serviços prestados e visualizar dados em tempo real em seus dispositivos móveis, otimizando processos do dia a dia e ganhando insights de negócio.

Como parte da interação com os clientes agora acontece por meio do aplicativo, é possível uma visualização do seu comportamento e preferências, o que alimenta estratégias de marketing direcionadas no software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). “Isso acontece em recalls de veículos, por exemplo, quando enviamos mensagens apenas para os proprietários dos veículos listados, já propondo o agendamento dos serviços que ele precisa”, exemplifica.

Segundo Nabhan, a plataforma também leva inteligência aos clientes, pois mantém um histórico completo de manutenções realizadas. “Quando o cliente precisa vender o carro, por exemplo, tem a segurança de um histórico completo do automóvel. Isso traz uma conveniência enorme, que nos dá vantagem no relacionamento e aumenta a possibilidade de novos serviços e compras”, diz.

Resultados

Cerca de 20% dos agendamentos de serviços automotivos no Metronorte são realizados no aplicativo, diz a empresa. Isso significa uma média de 150 leads diários durante a pandemia. O app foi baixado 49 mil vezes nos últimos 24 meses –média de 100 downloads por semana.

Nabhan faz um balanço positivo da parceria com a Linx e prevê resultados melhores nos próximos anos. “Mesmo sem aproveitar todas as funcionalidades, demos passos importantíssimos para a digitalização da empresa. Acredito que temos um caminho virtuoso a percorrer e que chegaremos ainda mais longe”, diz.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.