Ignorar o LinkedIn pode ser ruim para a carreira

Author Photo
10:36 am - 29 de abril de 2016
Ignorar o LinkedIn pode ser ruim para a carreira
Você pode ter uma conta no LinkedIn apenas para mostrar ao mundo onde trabalha, o que fez da vida e colocar alguns pontos de interesse ou caminhos acadêmicos seguidos. Um ou outro personagem da sua rede é realmente ativo, mas a grande maioria a ignora. 
Para ter ideia, 61% dos usuários acessam a rede não mais do que poucas semanas no ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research Center. Se você se identificou com esse grupo, dê uma chance à rede.
Usá-la do modo certo pode não apenas te ajudar a encontrar uma nova oportunidade de emprego, mas pode dar novas ideias ao seu negócio ou mesmo conferir outros pontos de vista, dicas de como acelerar a carreira, e uma porção de outras coisas.
Usar o feed do aplicativo, por exemplo, e configurá-lo de maneira eficiente pode tornar a rede uma ótima ferramenta, com fluxo constante de insights. A plataforma identifica histórias de seu interesse, que se relacionam com seu dia a dia, no topo das notícias – coisa que o Facebook, por exemplo, não faria.
Formar a rede de conexões de forma inteligente também ajuda. Para isso, é preciso começar não aceitando todo e qualquer convite que receber – especialmente porque alguns dos convites podem ser provenientes de scammers ou phishers. Quer manter todas as pessoas? Talvez uma alternativa boa seja deixar de segui-las para colocar em seu feed somente o que realmente interessa.
“Você deve manter as pessoas em seu setor as quais considera poder ser de grande ajuda, bem como pessoas que você já fez negócios anteriormente”, explica Victoria Ipri, uma consultora independente de LinkedIn, que dá aulas particulares e webinars sobre como usar a rede social, em entrevista ao Wall Street Journal.
Também é de bom tom mandar uma mensagem personalizada ao adicionar alguém às conexões, explicando o motivo.
Além disso, é interessante manter o currículo sempre atualizado – mesmo que você não esteja em busca de um emprego e até mesmo se pretende se aposentar na empresa atual. Isso porque, nas buscas, o perfil da rede social comumente aparece. Fora isso, 87% dos recrutadores usam o serviço para buscar talentos, de acordo com uma pesquisa Recruiter Nation Survey de 2015.
Manter a foto atualizada – e principalmente ter uma foto, bem como colocar um resumo na apresentação são essenciais: perfis com imagens recebem 14 vezes mais visitas que as páginas sem elas, já os com descrição inicial são visitados sete vez mais vezes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.