Notícias

iFood quer formar 25 mil profissionais em tecnologia

O iFood anunciou nesta quarta (3) um compromisso de impactar mais de 10 milhões de pessoas com oportunidades de educação, capacitação e formação. Nos próximos cinco anos, a empresa terá iniciativas para impactar 5 milhões de estudantes e professores da rede pública de ensino e outros 5 milhões que terão oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho, além de oferecer oportunidade de formação em tecnologia com foco em empregabilidade para mais 25 mil pessoas oriundas da periferia.

A empresa priorizará entregadores e seus familiares e pessoas que trabalham nos mais de 200 mil restaurantes cadastrados na plataforma, além de jovens das periferias de todo o país. O objetivo é inserir milhares de pessoas no mercado de trabalho gerado pela nova economia digital e contribuir com o grande déficit de quase 300 mil profissionais esperados da área de tecnologia no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Brasscom em 2020.

Leia também: Vulpi lança plataforma de IA para empresas encontrarem candidatos ideais

A empresa destinou mais de R$2 milhões em ações piloto que contemplam três frentes educacionais: formação de profissionais de tecnologia, capacitação para o empreendedorismo e trabalho do futuro e incentivo ao ensino digital por meio de tecnologia para a educação pública. Nos próximos cinco anos, serão feitos novos investimentos para ampliar ainda mais o impacto e cumprir o compromisso.

Até o momento, o programa do iFood tem parceria com seis entidades do terceiro setor e empresas de educação, que apoiarão no desenvolvimento de habilidades altamente demandadas pelo atual mercado de trabalho e fundamentais para o desenvolvimento da economia digital, como inteligência artificial e programação nas linguagens Python, Java, JS, React, Kotlin, Android e iOS. A seleção dos candidatos com foco em pessoas de baixa renda é feita com base em critérios definidos com as Instituições, como no caso da parceria com o instituto PROA.

A empresa também pretende elevar a qualidade do ensino nas escolas públicas por meio da tecnologia. Para viabilizar essa iniciativa, o iFood se aliou à Fundação 1 Bi, do Grupo Movile, que desenvolveu uma ferramenta gratuita de aprendizagem via WhatsApp, o Aprendizap. Estudantes e professores têm acesso a conteúdos desenvolvidos por especialistas e, com a parceria, a ideia é que sejam desenvolvidas novas trilhas de conhecimento.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

14 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

16 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

18 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

19 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

19 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

20 horas ago