iFood compra Hekima, de inteligência artificial, para incorporar mão de obra

Fundada em 2008, companhia mineira atua com tecnologias como Deep Learning, Machine Learning e Cloud Computing

Author Photo
1:00 pm - 29 de janeiro de 2020

O iFood informou na quinta (23) a compra da Hekima, empresa mineira de inteligência artificial, para adicionar os mais de 100 profissionais da companhia dentro da sua operação, estratégia conhecida como acqui-hiring (aquisição de talentos). 

Essa prática vem sendo bastante vista nos últimos meses dentro do mercado de tecnologia. Em dezembro, o Gympass realizou a compra da Flaner, startup portuguesa de inteligência artificial, para utilizar os profissionais da empresa dentro do seu negócio principal. No início de janeiro, o Nubank efetuou a compra da Plataformatec, que atua dentro do mercado de metodologia Agile. 

  • Leia na IT Trends: 

O que é Inteligência Artificial? 

Plano de carreira: saiba a forma certa de estruturar o seu 

“Um dos maiores desafios no mercado é a busca por talentos. Existe uma escassez de profissionais qualificados no país, porque muitos deles acabam recebendo propostas de trabalho no exterior. As iniciativas com foco em IA tem como objetivo reter talentos ao criar oportunidades atrativas no Brasil para experts trabalharem em tecnologias inovadoras no âmbito mundial”, diz Bruno Henriques, vice-presidente de Inovação e Crescimento do iFood. 

Atuando em 912 cidades e com 131 mil restaurantes como parceiros, o iFood recebe mais de 26,6 milhões de pedidos ao mês. Após receber US$ 500 milhões de investimentos, uma das metas de investimento da startup é usar a tecnologia para aprimoramento contínuo da experiência do usuário e também automatização de tarefas, a fim de aumentar a escalabilidade sem a necessidade de contratar novos funcionários ou máquinas. 

Segundo a foodtech, o objetivo da marca é capacitar todos os seus colaboradores para manipular ferramentas de inteligência artificial. Até o final de 2020, mais 2,3 mil pessoas de diferentes áreas terão passado por treinamentos para entender como o uso da IA influencia no negócio. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.