IDC prevê que consumo de tecnologia nas áreas de negócios ultrapassará TI em breve

Compras de tecnologia feitas por outros setores têm maior taxa de crescimento anual

Author Photo
9:41 am - 10 de abril de 2018
Gartner reduz previsão de gastos com TI para US$ 3

Em todos os setores, empresas de todos os tipos estão passando por transformações digitais, resultando em novos processos de negócios e, em alguns casos, novos modelos de negócios. Uma outra mudança que acompanha a transformação digital é a nos gastos de tecnologia da TI tradicional para a linha de negócios (line-of-business, ou LOB).

Em uma atualização para o levantamento Worldwide Spending Guide: LOB, a International Data Corporation, a IDC prevê que os gastos em tecnologia por parte dos tomadores de decisão de negócios vão ultrapassar os gastos em tecnologia do departamento de TI em 2019.

As empresas devem gastar em 2018 um total de US$ 1,67 trilhão em tecnologia incluindo hardware, software e serviços. Aproximadamente metade desse gasto (50,5%) virá do orçamento de TI, enquanto a outra metade (49,5%) de orçamentos de setores “não TI”.

Taxa de crescimento anual de gastos em LOB

O primeiro inclui compras mais óbvias de TI financiadas pelo setor de tecnologia da informação nas empresas. Já o segundo inclui compras financiadas por compradores de linha de negócios (LOB) e projetos de shadow IT, sem o envolvimento de setores de TI.

Os gastos com tecnologia LOB, entretanto, têm crescido a um ritmo mais rápido do que os gastos com TI há vários anos. A taxa de crescimento anual composta para gastos de LOB no período para os anos de 2016 a 2021 gira em 6,9% em comparação com a de 3,3% para gastos apenas com TI. Em pouco tempo, os gastos maiores serão com line-of-business.

“À medida que as funções empresariais em todo o mundo adotam as tecnologias de terceiros para acelerar as vendas, permitir novos modelos de negócios e aumentar a receita, os líderes dessas funções buscam direcionar a tomada de decisões e gerenciar o orçamento desses investimentos”, disse Eileen Smith, diretora e analista da IDC.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.