IDC: 83% das empresas quer manter ou ampliar orçamento de TI em 2023

Na avaliação da consultoria, empresas brasileiras estão otimistas em relação ao final de 2022 e ao ano que vem

Author Photo
9:41 pm - 11 de novembro de 2022
budget, orçamento, gráficos, crescimento, variação Imagem: Shutterstock

O setor de TI está mais confiante, revelou novo levantamento da IDC. Cerca de 83% das companhias entrevistadas manterão ou ampliarão o orçamento de TI de 2022 para 2023. Do total de empresas ouvidas, 33,7% acreditam em um aumento real dos valores provisionados, 49,4% apostam na manutenção ou correção do orçamento e apenas 16,9% apostam em uma redução dos seus investimentos. O estudo foi realizado em setembro pela IDC Brasil com 80 tomadores ou influenciadores de decisões da gestão de TI das organizações.

Questionados sobre o modelo de gastos, os entrevistados afirmaram que o investimento direcionado a OPEX aparece com 31,3% e foi o mais apontado por empresas de manufatura, enquanto CAPEX foi destacado por 28,9%, principalmente por empresas de finanças. Os demais 39,8% acreditam em um equilíbrio entre as despesas dos dois segmentos.

Entre as cinco iniciativas de negócio com maior influência no direcionamento dos investimentos de TI em 2023 estão o aumento da produtividade da organização (39,8%); a criação ou aprimoramento de produtos e serviços (34,9%); maior proveito de dados para gerar novas receitas (33,7%); aquisição e retenção de clientes (31,3%); e, empatadas, aprimoramento das tratativas relacionadas à privacidade de dados; e expansão para as novas regiões geográficas/países (ambas com com 27,7%).

De acordo com Luciano Saboia, gerente de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil, o estudo ajuda a concluir sobre o pragmatismo da aplicação da tecnologia nas empresas brasileiras, em iniciativa que potencializam a geração de novas receitas. “O estudo evidencia que a manutenção ou ampliação do orçamento de TI são apontados por mais de 80% das companhias, confirmando o otimismo do mercado em relação ao futuro”, diz.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.