ICTd: empresas estão mais dispostas a investir em inovação

Índice CESAR de Transformação Digital (ICTd) revela maior urgência das organizações frente aos desafios da pandemia

Author Photo
2:38 pm - 10 de fevereiro de 2021
inovação, startups

Quase uma em cada quatro (23,7%) empresas brasileiras afirma que a transformação digital se tornou prioridade máxima no planejamento estratégico em 2020, salto de 7,3 pontos percentuais com relação a 2020. É o que revela a segunda edição do Índice CESAR de Transformação Digital (ICTd), estudo que busca mapear o nível de maturidade digital das organizações brasileiras.

O CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – é um centro de inovação na capital pernambucana e faz parte do Porto Digital – parque que agrega mais de 300 empresas inovadoras. Para os organizadores do índice, o resultado reflete o impacto da pandemia e a necessidade que as organizações tiveram de se adaptar ao novo cenário. Isso as tornou mais propensas a investir em inovação.

Leia mais: Como a Covid-19 está acelerando a inovação tecnológica na área da saúde

O estudo também revelou uma redução no número de respondentes que não veem o tema como prioridade, caindo de 16,9% em 2019 para 12,32% no ano seguinte. O patamar de organizações que se consideram perto, ou muito perto, da maturidade digital saltou para 42,77% em 2020 (frente a 34,36% em 2019).

Para Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, o estudo tem como maior objetivo avaliar o avanço da maturidade digital das organizações após os impactos do isolamento social. O material conta com um capítulo que aponta tendências e previsões para ajudar as empresas a se prepararem para 2021.

Participaram da avaliação 418 empresas de diversos setores, com maior representatividade em serviços (15%), consultoria (12%), financeiro (10%) e tecnologia (8%). Isso, segundo o CESAR, mostra a diversidade das organizações preocupadas com a transformação digital. A pesquisa do CESAR foi realizada em parceria com a revista HSM Management.

O ICTd pode ser lido na íntegra no site do CESAR.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.