IBPT e Systax lançam joint venture de soluções fiscais

IBPTax promete auxiliar empresas com informações, coleta e organização de notas fiscais. Público-alvo são times jurídico-tributários e de compliance

Author Photo
7:27 pm - 25 de março de 2021

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e a empresa de tecnologia fiscal Systax anunciaram esta semana a criação de uma joint venture de nome IBPTax. As soluções da empresa recém-criada devem atender departamentos e times de compliance ao buscar inconsistências entre tributações de compras e vendas, e outras ações relacionadas à gestão de documentos fiscais eletrônicos.

O público-alvo declarado são empresários, diretores de empresas e profissionais da área fiscal e tributária que precisem mitigar riscos com possíveis problemas tributários. Isso se deve ao ambiente tributário brasileiro, considerado um dos mais complexos e caros do mundo, segundo as duas organizações. Se enquadrar e seguir as leis e normas vigentes pode ser um desafio.

Leia mais: 3 filmes para entender a importância do compliance empresarial

A joint venture conta com uma equipe de profissionais composta por advogados, contadores, auditores e profissionais da tecnologia da informação. Segundo Gilberto Luiz do Amaral, presidente do conselho e head de estudos do IBPT, serão oferecidas “uma série de orientações e informações”, além da “realização de estudos, com informações cruciais para empresas e escritórios contábeis”.

As soluções em conjunto prometem acesso a todos os documentos fiscais eletrônicos, além de ajudar na identificação de possíveis fraudes e erros. Também a facilitar a análise de XMLs, permitindo pesquisas, controles e extração de informações diversas.

O IBPTax conta com um acervo de mais de 21,5 milhões de regras fiscais que são atualizadas diariamente, fundamentais para que as empresas minimizem os riscos de autuações por parte do Fisco”, diz Jerson Prochnow, CEO da Systax. Segundo ele, a perda de uma única nota fiscal, por exemplo, pode resultar em grandes problemas com o Fisco.

A parceria entre o IBPT e a Systax não é de hoje. Começou em 2013 com o projeto De Olho no Imposto, que atende mais de 3,2 milhões de empresas no Brasil e que dá informações gratuitas sobre a carga tributária.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.