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IBM quer democratizar Watson

Trazer o poder de computação do famoso Watson ao alcance das empresas é um dos focos da IBM para 2015. A poderosa tecnologia de computação cognitiva é uma das grandes apostas de crescimento da companhia, ao lado de outras seis linhas de negócio para este ano.

Durante o IBM PartnerWorld Leadership Conference, evento voltado para seu ecossistema de parceiros que ocorre esta semana em Las Vegas (EUA), a companhia revelou seu novo programa de revendas para o Watson, cujo treinamento fará parte de workshops chamados Business Transformation Initiative que serão realizados em diversos países.

O intuito é impulsionar o desenvolvimento de aplicações em torno do ecossistema do Watson. Assim, parceiros poderão ofertar aos clientes o Watson Explorer, que une exploração de dados e capacidades de análise de conteúdo de dados estruturados e não estruturados.

Somente no ano passado, a organização investiu US$ 1 bilhão na integração do grupo Watson, de modo que todo o projeto movimenta US$ 6 bilhões de investimentos em pesquisa. A companhia já soma mais de 400 parceiros envolvidos no programa de revendas em soluções associadas ao Watson e registrou crescimento de 50 vezes no número de parceiros com aplicações cognitivas desenvolvidas no último ano. Além disso, mais de cem universidades ao redor do mundo têm acesso a cursos oferecidos pela IBM em computação cognitiva.

Com cases de soluções voltadas para saúde, como o do New York Genome Center, que comprimiu uma década de estudos sobre o genoma, e até mesmo em áreas como viagens, varejo e fitness, a IBM trouxe ao palco da conferência uma variedade de indústrias que poderão utilizar a capacidade cognitiva do supercomputador.

“É um mercado que está apenas começando, e hoje a IBM tem a melhor plataforma de computação cognitiva”, enfatizou Robert LeBlanc, vice-presidente sênior da companhia para a divisão de informação e analytics.

A versão adaptada para o idioma português está prevista para ser lançada ainda este ano, conforme destacou Vânia Curiati, diretora de parcerias e alianças na IBM Brasil.

Segundo a executiva, já existem parceiros locais inscritos para a revenda de soluções na versão em português, sendo que muitos desses estão realizando testes e desenvolvimento de apps na versão inglês. Vânia também afirmou que há contratos assinados com clientes brasileiros que têm sido trabalhados para quando a versão for disponibilizada. Ela, no entanto, não divulgou o nome das empresas por questões contratuais. 

* A jornalista viajou a Las Vegas a convite da IBM Brasil

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