Categories: Notícias

IBM inaugura segundo data center de cloud no Brasil

Para aumentar sua oferta em nuvem, a IBM anunciou a inauguração do seu segundo data center no Brasil, localizado em Jundiaí (SP).

O novo empreendimento oferece plataforma para infraestrutura e serviços em nuvem, com conectividade de rede mais veloz, a fim de melhorar o desempenho e atingir os usuários finais de uma forma mais ágil, de acordo com a empresa.

Neste ano, a IBM também lançará o suporte web completo e em português para os clientes SoftLayer. Desta forma, empresas brasileiras poderão utilizar a plataforma para transformar suas operações na nuvem.

Para Tomaz Oliveira, vice-presidente de Cloud Computing da IBM Brasil, o momento atual é de grande mudança para empresas, em que a ruptura dos modelos de negócios tradicionais é constante e exige uma adaptação quase instantânea. A empresa vê a cloud como ferramenta que ajuda as empresas a entrarem e a sobreviverem neste novo contexto, afirma o executivo.
O novo data center se une aos outros dois centros da IBM Cloud na América Latina: o de Hortolândia, em São Paulo, e o de Queretaro, no México, juntamente com uma extensa rede de centros de dados globais. O objetivo é prover aos clientes mais opções de redundância e recuperação de dados, garantindo a continuidade dos negócios em caso de incidentes.

Com capacidade para 9 mil servidores e potência de 2.8 MW, o data center oferece toda o portfólio de serviços de infraestrutura IBM Cloud, como servidores físicos e virtuais, armazenamento, serviços de segurança e redes. O data center ainda segue a classificação padrão Tier III do Uptime Institute, que garante que não haja interrupções no caso de substituição e manutenção de equipamentos.

A partir da nova localização, as conexões com serviços IBM Cloud na América Latina se reduzem a décimos milissegundos.

O novo centro de dados também pode hospedar soluções baseadas em OpenStack, incluindo as da Blue Box, uma companhia recém adquirida pela IBM. Isso ajuda a ampliar o alcance de qualquer ambiente OpenStack, permitindo quese conectem à infraestrutura e serviços gerenciados que suportam arquiteturas incluindo AIX em Power Systems.

A IBM opera mais de 40 data centers nas Américas, Ásia, Austrália e Europa. Os usuários contam com visibilidade granular das localizações do data center – com indicação da cidade exata -, permitindo implementar cargas de trabalho críticas em áreas geográficas estratégicas a fim de minimizar a latência da rede, melhorar a performance dos aplicativos e cumprir as regulamentações locais.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago