A IBM anunciou que irá desmembrar seu negócio de serviços de infraestrutura para criar uma nova empresa focada em computação em nuvem. O anúncio ocorre um ano após a IBM ter adquirido a companhia de software de código aberto Red Hat por US$ 34 bilhões, em um momento de transição de seus negócios para serviços em nuvem.
O anuncio elevou em 8% as ações até o fechamento desta reportagem.
“Estou entusiasmado com o caminho a seguir e com o enorme valor que criaremos tendo duas empresas focadas no que fazem de melhor”, disse Arvind Krishna, CEO da IBM, em um comunicado. “Isso beneficiará nossos clientes, funcionários e acionistas e colocará a IBM e a ‘NewCo’ em uma trajetória de crescimento aprimorada”.
A nova marca, que será criada em 2021, terá como foco o gerenciamento de data centers e infraestrutura em nuvem para clientes. A IBM terá cerca de US$ 59 bilhões em receita, após o spin-off, com a nova firma, que renderá US$ 19 bilhões em vendas.
De acordo com publicação do site ZDNet, quando a divisão de infraestrutura gerenciada for desmembrada, a IBM fará a transição de uma organização com metade de sua receita em serviços para outra com mais de 50% das vendas de receita recorrente.
Após abrir terreno para a Amazon e a Microsoft no segmento de nuvem, a IBM viu suas vendas caírem na última década. Agora, Krishna diz que os negócios de software e soluções da empresa serão responsáveis pela maior parte de sua receita após o desmembramento.
Em uma teleconferência, Krishna disse que o spin-off redefine a IBM. “Estou focado em priorizar o crescimento e vencer a batalha arquitetônica na nuvem com a Red Hat”, disse ele. “Nossas ações irão acelerar nossa estratégia de crescimento de nuvem híbrida”.
O CEO disse que a base está pronta para o crescimento futuro da IBM. Ele acrescentou que os clientes estão comprando tecnologia em ciclos diferentes com novos tomadores de decisão em relação à infraestrutura gerenciada.
Krishna disse que “as necessidades de compra do cliente para aplicativos e serviços de infraestrutura são divergentes, enquanto a adoção de nossa plataforma de nuvem híbrida está se acelerando”.
Ainda sem nome, a nova marca terá mais de 4,6 mil clientes altamente regulamentados em 115 países e 90 mil funcionários, segundo o ZDNet.
De acordo com a IBM, a unidade de infraestrutura gerenciada será capaz de se mover mais rapidamente para modernizar a infraestrutura, bem como fazer parceria com todos os provedores de nuvem. A nova empresa também será parceira da IBM no futuro.
Assim que a cisão for concluída, as duas empresas combinadas pagarão um dividendo não inferior ao que os acionistas da IBM recebem atualmente.
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