IBM anuncia sistema operacional de última geração projetado para nuvem híbrida e IA
OS V2.5 traz recursos de inteligência artificial para o IBM Z, fortalece a segurança e apresenta novas ferramentas de modernização de apps

A IBM anunciou, nesta quarta-feira (11), o sistema operacional de próxima geração para IBM Z, o IBM z/OS V2.5. A versão 2.5 foi projetada para acelerar a adoção de nuvem híbrida e inteligência artificial por parte dos clientes e impulsionar projetos de modernização de aplicativos. Além disso, a versão oferece um ambiente mais seguro, com expansão de criptografia difundida para novos tipos de conjuntos de dados e recursos de mitigação de anomalias.
De acordo com o índice “Global AI Adoption Index 2021”, preparado pela Morning Consult em nome da IBM, 87% dos profissionais de TI globais entrevistados relatam que é muito importante ou importante para sua organização ser capaz de construir e executar seus projetos de IA em qualquer lugar onde os dados residem.
Focada nesta demanda, a versão oz/OS V2.5 apresenta novos recursos de inteligência artificial de alto desempenho que são totalmente integrados às cargas de trabalho do z/OS. O objetivo, segundo a empresa, é fornecer aos clientes insights de negócios úteis para uma melhor tomada de decisões informadas.
“A IBM está comprometida com a nuvem híbrida e a inteligência artificial. Estamos muito dedicados a fornecer inovações, como inteligência artificial e novos recursos de segurança no IBM Z para ajudar nossos clientes a se moverem mais rapidamente em suas jornadas de modernização”, disse Ross Mauri, gerente geral de IBM Z. “Para nossos clientes, IBM z/OS A V2.5 traz novos recursos de segurança e resiliência para a plataforma e permite integrar inteligência artificial em tempo real a todas as transações de negócios, todos imperativos que se tornaram ainda mais urgentes durante a pandemia”.
Outro objetivo do IBM z/OS V2.5 é ajudar o cliente a gerar valor, oferecendo novos recursos por meio de ativação de IA, modernização de aplicativos, resiliência, proteção de segurança e uma melhor experiência de desenvolvedor.
Para isso, e diante de ataques críticos à segurança de grandes empresas, como a Colonial Pipeline, a IBM reforçou a segurança com aprimoramentos na autenticação, autorização, registro, integridade do sistema, disponibilidade do sistema e de dados, criptografia de dados em trânsito e em repouso e privacidade geral.
Essas atualizações de segurança incluem a expansão da criptografia difundida para novos tipos de conjuntos de dados. O formato básico sequencial e os conjuntos de dados de grande formato gerenciados por SMS passam a estar incluídos na versão 2.5.. Segundo a IBM, isso dará aos usuários a capacidade de criptografar dados sem alterações no aplicativo e simplificará o processamento de dados.
Além disso, a versão oferece recursos de mitigação de anomalias que utilizam Predictive Failure Analysis (PFA), Runtime Diagnostics, Workload Manager (WLM) e JES2 para ajudar a detectar comportamento anômalo quase em tempo real.
O IBM z/OS V2.5 também apresenta novos recursos que suportam a modernização dos aplicativos e fornecem uma experiência nativa da nuvem no z/OS. Entre eles, nova interoperabilidade Java/COBOL, ampliando os modelos de programação de aplicativos existentes com suporte para endereçamento paralelo de 31 e 64 bits.
A versão também apresenta desempenho aprimorado e facilidade de uso para z/OS Container Extensions (zCX), para integração de aplicativos e utilitários Linux no z/OS. E, ainda, recursos adicionais para integrar armazenamento em nuvem por meio de camadas de nuvem transparente (TCT) e suporte a Método de Acesso a Objetos (OAM).
A empresa espera que o IBM z/OS V2.5 também seja mais rápido e fácil de instalar e atualizar, com um teste do cliente realizado demonstrando a capacidade de instalar z/OS mais de 30% mais rápido do que em comparação com o IBM z/OS 2.3 e 2.4. A IBM garante que não são necessárias habilidades específicas para realizar a instalação.
Espera-se que o IBM z/OS V2.5 esteja amplamente disponível em 30 de setembro de 2021.