IBM anuncia primeiro chip com tecnologia de 2 nm do mundo

Chips trarão 50 bilhões de transistores em uma área do tamanho de uma unha

Author Photo
5:30 pm - 07 de maio de 2021

A IBM anunciou nesta quinta-feira (06) seu progresso no desenvolvimento do primeiro chip do mundo na arquitetura de 2 nanômetros (nm). O projeto é desenvolvido no Albany Nanotech Complex, laboratório de pesquisa da companhia no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Desenvolvido na tecnologia nanosheet, o design ainda mais compacto do novo chip aumentará drastricamente a contagem de transistores disponíveis, levando a ganhos de performance e eficiência. Segundo a IBM, o design permitirá que o chip de 2nm se ajuste a até 50 bilhões de transistores em um semicondutor do tamanho de uma unha.

Quando comparados ao processo tecnológico de 7 nm, o chip de 2 nm promete alcançar um desempenho 45% maior e um uso de energia 75% menor. Na prática, isso permitiria, por exemplo, a existência de smartphones com até quatro dias de vida útil de bateria e avanços em áreas como carros autônomos e data centrais com menor pegada de carbono.

“A inovação da IBM refletida neste novo chip de 2 nm é essencial para toda a indústria de semicondutores e de TI”, afirma Dario Gil, vice-presidente sênior e diretor da IBM Research. “É o produto da abordagem da IBM de enfrentar desafios de alta tecnologia e uma demonstração de como as inovações podem resultar de investimentos sustentados e de um trabalho colaborativo entre o ecossistema de P&D”.

O anúncio do novo semicondutor acontece quatro anos após a IBM ter revelado o design de 5 nm, que já está em uso em dispositivos como os da linha iPhone 12. Vale destacar, no entanto, que a arquitetura de 2 nm ainda só existe como prova de conceito. Na prática, a tecnologia ainda precisrá de anos até entrar em produção em massa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.