IBM alerta sobre hackers visando o fornecimento da vacina de COVID

Unidade de segurança cibernética da empresa disse que detectou um grupo avançado de hackers trabalhando para coletar informações

Author Photo
4:05 pm - 03 de dezembro de 2020
Fundação foi alvo de ataque de hackers Fundação foi alvo de ataque de hackers

A IBM está alertando sobre hackers que andam visando empresas críticas para a distribuição de vacinas COVID-19, um sinal de que os espiões digitais estão voltando sua atenção para o complexo trabalho logístico envolvido na inoculação da população mundial contra o novo coronavírus.

A empresa disse em um post que havia descoberto “uma campanha global de phishing” focada em organizações associadas à “cadeia fria” da vacina COVID-19, processo necessário para manter as doses da vacina em temperaturas extremamente frias enquanto elas viajar dos fabricantes para os braços das pessoas.

A unidade de segurança cibernética da IBM disse que detectou um grupo avançado de hackers trabalhando para coletar informações sobre diferentes aspectos da rede de frio, usando e-mails meticulosamente elaborados com armadilhas eletrônicas enviados em nome de um executivo da Haier Biomedical, um provedor de rede de frio chinês especializado em transporte de vacinas e armazenamento de amostras biológicas. Os hackers fizeram “um esforço excepcional”, disse a analista da IBM Claire Zaboeva. Os hackers pesquisaram a marca, o modelo e o preço corretos de várias unidades de refrigeração da Haier, disse Zaboeva.

Leia também: AWS reforça estrutura de nuvem híbrida e lança soluções de IoT industrial

A Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos Estados Unidos republicou o relatório, alertando os membros da Operação Warp Speed, a missão nacional de vacinas do governo dos Estados Unidos, para ficarem atentos. Entender como construir uma rede de frio segura é fundamental para distribuir vacinas desenvolvidas por empresas como Pfizer Inc e BioNTech SE porque as injeções precisam ser armazenadas a menos 70 graus Celsius (-94 F) ou menos para evitar deterioração.

A IBM disse que alguns alvos incluem empresas envolvidas na fabricação de painéis solares, que são usados ​​para alimentar refrigeradores de vacinas em países quentes, e produtos petroquímicos que podem ser usados ​​para obter gelo seco.

Quem está por trás da campanha de espionagem da cadeia de suprimentos de vacinas não está claro. A Reuters documentou anteriormente como hackers ligados ao Irã, Vietnã, Coréia do Norte, Coréia do Sul, China e Rússia foram, em ocasiões diferentes, acusados ​​por especialistas em segurança cibernética ou funcionários do governo de tentar roubar informações sobre o vírus e seus possíveis tratamentos.

Com informações da Reuters.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.