IAB Next: “Voz é inclusiva e o futuro da comunicação”, diz Pete Erickson

Criador do Voice Summit foi o primeiro palestrante do evento digital do IAB e comentou o tema "Áudio, Voz e IA"

Author Photo
12:48 pm - 01 de setembro de 2020
Pete Erickson IAB Next

De acordo com dados do voicebot.ai, a venda de smart speakers atingiu 205.5 milhões em 2019, um aumento expressivo dos 113.9 registrados em 2018. No centro deste crescimento está a voz, o meio de comunicação mais antigo e democrático, de acordo com Pete Erickson, criador do Voice Summit, principal conferência americana sobre o mercado de tecnologia de voz.

Pete Erickson foi o primeiro convidado do IAB NEXT – Áudio, voz e IA, evento organizado pela Iab Brasil para discussão de novas tecnologias no campo publicidade e comunicação.

“O mercado da voz é um mercado humano, e o elemento mais interessante é que todos podem participar dele, mesmo quem tem problemas de locomoção ou deficiência auditiva, por exemplo”, disse o palestrante. “A tecnologia de voz não é nova, mas com a chegada da pandemia ela atingiu um ponto de aceleração sem igual, e agora é o momento para que marcas e empresas abracem de vez o mercado de voz que tem muito espaço para crescimento. O público está ávido por isso”, diz.

Pete também é criador da Modev, empresa centrada em construção de comunidades de tecnologia, isto é, a facilitação da criação de ecossistemas tecnológicos para desenvolvimento de tecnologias. O maior evento da empresa, o Voice Summit, já reuniu palestras de grandes empresas do mercado, como Adobe, Amazon, Netflix, e Google. Hoje, a Modev organiza o Voice Talks, um talkshow online mensal em que diversos profissionais da indústria de tecnologia de voz discorrem sobre novidades da indústria. Os primeiros cinco programas reuniram mais de 60 mil espectadores de mais de 110 países.

 

Computação ambiente

No IAB Next, Pete Erickson se mostrou otimista com o futuro da voz. “Estamos bem no início desta indústria, ela só tem quatro anos de idade. Ainda existe muito a ser feito e progressivamente iremos entrar em um cenário de computação de ambiente”, explica. Assim, poderemos nos deslocar de nossas casas para o trabalho e locais de entretenimento acessando as mesmas informações em todos os lugares.

Ou seja, “independente do sistema instalado em cada lugar, e muito disso será comandado pela voz”, afirma ele.

Leia também: Amazon cria prêmio para selecionar iniciativas de acessibilidade para Alexa

A próxima edição do Voice Summit acontece entre os dias 5 e 15 de outubro, de maneira virtual. A inscrição pode ser feita de forma gratuita no site oficial do evento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.