IA híbrida, agentes de IA e parcerias: tudo o que a Lenovo anunciou no Lenovo Tech World 2024

Lenovo destacou inovações em inteligência artificial durante seu evento anual e fortalecimento de alianças com empresas como Intel, AMD e Nvidia

Author Photo
8:44 am - 16 de outubro de 2024
YY, CEO da Lenovo. Foto: Divulgação/Lenovo Tech World 2024

“A inteligência artificial (IA) não é uma tendência passageira ou uma bolha inflacionada.” Foi com essa provocação que Yang Yuanqing, conhecido como YY, CEO da Lenovo, deu início ao Lenovo Tech World, que acontece nesta semana nos Estados Unidos*. Ele destacou que a era da IA já está em curso, transformando vidas, aumentando a produtividade nas empresas e promovendo um futuro mais sustentável. “Estamos à beira de uma incrível revolução em produtividade e mudanças fundamentais em nossa indústria”, afirmou.

A visão de YY gira em torno da ideia de que a IA será acessível a todos, integrada nas organizações. Nesse contexto, ele introduziu o conceito de IA híbrida, que combina nuvens privadas e públicas para atender às variadas necessidades do mercado. “A IA privada, seja pessoal ou empresarial, coexistirá com a pública, complementando-se e entregando resultados ainda melhores”, explicou.

A novidade tem motivo. A demanda por soluções personalizadas está crescendo, permitindo que os usuários acessem a IA por meio de dispositivos como PCs, tablets e smartphones. Por isso, YY enfatizou que “esses dispositivos, equipados com modelos de AI, proporcionam interações naturais e inferências locais, representando o primeiro passo rumo à IA pessoal”.

Para as empresas, a construção de nuvens privadas para o treinamento e inferência de IA com dados sensíveis está em alta, especialmente em setores como saúde e finanças, em que a segurança é primordial. A integração da IA pública com a privada resulta em uma verdadeira AI híbrida empresarial. “É fundamental que nossas soluções acompanhem as demandas de um mercado em constante evolução”, ressaltou YY.

No universo da IA híbrida, a Lenovo anunciou o Hybrid AI Advantage, em parceria com a Nvidia, que oferece uma biblioteca de templates para diversas áreas, além do novo ThinkPad X1 2-em-1, projetado para o trabalho híbrido. A empresa também apresentou também soluções sustentáveis, como o sistema de resfriamento líquido Neptune de sexta geração, também com a Nvidia, que promete melhorar a eficiência energética dos data centers em até 40%.

Outra novidade foi o Lenovo AI Library, que dá vida à IA híbrida, oferecendo aceleradores de casos de uso, que incluem modelos de linguagem específicos de domínio e agentes funcionais e verticais. Abrangendo áreas como marketing, TI, jurídico, desenvolvimento de produtos e atendimento ao cliente, as soluções pré-validadas da biblioteca permitem que organizações agilizem a implantação e maximizem os resultados da inteligência artificial.

Agente de IA

Durante o evento, YY lançou ainda o primeiro agente de IA pessoal da Lenovo, projetado para entender a intenção do usuário por meio de interações naturais e facilitar a execução de tarefas. “Esse agente, integrado a dispositivos inteligentes, se conecta a um ecossistema aberto, respeitando a privacidade e a segurança dos dados”, garantiu.

PCs como assistentes

Uma das grandes apostas da Lenovo, segundo YY, é a Lenovo AI Now, que transforma PCs em assistentes personalizados, e o Lenovo Learning Zone, voltado para a educação com IA. A empresa também mostrou conceitos inovadores, como o Lenovo AI Buddy, módulo interativo visual que exemplifica a ambição da Lenovo em liderar soluções de inteligência artificial de ponta, além de avanços em segurança com o ThinkShield AI, portfólio de soluções de cibersegurança que integra hardware, software e componentes da cadeia de suprimento.

Parcerias estratégicas

Além do anúncio da parceria inédita entre AMD e Intel, YY destacou a importância das parcerias no Tech World 2024, afirmando que nenhuma empresa pode fazer tudo sozinha. “Quarenta anos atrás, uma única empresa conseguia controlar toda a cadeia produtiva. Mas a indústria se fragmentou com o surgimento dos PCs, exigindo colaboração entre diferentes players”, explicou.

Ele enfatizou a crença da Lenovo em um ecossistema aberto, em que a colaboração é essencial para o sucesso. “Trabalhamos melhor em parcerias abertas do que em sistemas fechados”, destacou.

YY também reforçou um depoimento de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que lembrou a longa parceria entre as duas empresas e como ambas têm colaborado para impulsionar inovações em IA e realidade mista. “O novo agente de IA pessoal da Lenovo é um exemplo dessa sinergia, utilizando o modelo LLaMA da Meta”, disse Zuckerberg.

Zuckerberg anunciou a nova versão do LLaMA 3.2, o primeiro modelo multimodal de código aberto, com opções que variam de 1 a 90 bilhões de parâmetros, otimizados para rodar em dispositivos. “Abrimos o código do LLaMA para que empresas como a Lenovo possam ajustá-lo para casos de uso específicos”, afirmou.

O CEO da Meta também mencionou planos para novos headsets de realidade mista da Lenovo, baseados no sistema operacional Meta Horizon OS, e um aplicativo para a Meta Horizon Store, que permitirá a integração dos telefones Motorola com o headset Quest, criando uma experiência virtual imersiva.

Outra parceria de longa data é com a Qualcomm. Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, comentou sobre a transição significativa na computação pessoal, impulsionada pela IA. “Estamos empolgados em trabalhar com a Lenovo para levar experiências transformadoras a uma ampla gama de clientes por meio dos PCs Copilot Plus”, disse Amon.

Ele destacou que essa plataforma oferece desempenho com eficiência energética, integrando IA em todo o sistema. A transferência de cargas de trabalho de IA para a unidade de processamento neural (NPU) resulta em maior desempenho e economia de energia, permitindo novas interações intuitivas.

Futuro da IA

Parceiro de longa data da Lenovo, Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que estamos vivenciando uma revolução sem precedentes, uma era em que a IA está substituindo codificação tradicional por aprendizado de máquina. “O que antes era código, agora é IA. Estamos reinventando a pilha de computação”, declarou.

Ele elogiou o papel da Lenovo na viabilização dessa revolução, especialmente com a nova fase da parceria entre as duas empresas. “A Lenovo está criando a infraestrutura necessária para transformar modelos de IA em agentes inteligentes capazes de realizar tarefas complexas”, explicou. Por fim, ele destacou a importância da velocidade na evolução da IA afirmando que “velocidade é sustentabilidade”.

*A jornalista viajou a convite da Lenovo

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.