Uso de IA generativa é desafio para mais de 60% das startups no Brasil

Estudo do Google for Startups revela que custo dos investimentos e lacuna de mão de obra são entraves para adoção mais ampla

Author Photo
10:30 am - 28 de junho de 2024
Foto: Shutterstock

Uma pesquisa inédita do Google for Startups, unidade de apoio a empresas inovadoras da Big Tech, revelou essa semana que a maioria das startups de IA no Brasil (63%) ainda não possui estratégia de curto e longo prazo para o desenvolvimento e uso de IA generativa (GenAI). O estudo foi conduzido pela Box1824 e investigou o grau de maturidade do ecossistema na adoção da tecnologia emergente.

O documento – que pode ser baixado nesse link – mostra que ainda há incertezas sobre métricas de efetividade no uso da IA generativa. O custo dos investimentos nessas soluções (para 41%) e a lacuna de mão de obra (para 45%) são apontados como entraves pelas startups para uma adoção mais ampla da GenAI.

Leia também: IA aplicada a soluções financeiras: a tecnologia trabalhando a favor da personalização de produtos e serviços

“Nossa pesquisa revelou o potencial da inteligência artificial generativa para impulsionar diversos setores de negócios, abrindo um vasto campo de oportunidades ainda inexploradas”, diz em comunicado André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina.

Para a produção do relatório, foram realizadas entrevistas com fundadores de startups, formadores de opinião sobre GenAI e gestores de capitais de risco especializados no desenvolvimento de startups. Foram feitos questionários online com 63 tomadores de decisão de startups brasileiras focadas em IA.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.